PARABÉNS!

Santos: bairro da Pompeia completa 24 anos

Bairro é o "caçula" da cidade e conta com excelente infraestrutura

Da redaçã
Publicado em 28/11/2022, às 11h15 - Atualizado em 15/02/2023, às 10h40

FacebookTwitterWhatsApp
Além de toda ifraestrutura, a Pompeia também de uma bela orla Santos: Bairro da Pompeia completa 24 anos Posto 2 dos guarda-vidas, na orla da Pompeia, em Santos - Prefeitura de Santos
Além de toda ifraestrutura, a Pompeia também de uma bela orla Santos: Bairro da Pompeia completa 24 anos Posto 2 dos guarda-vidas, na orla da Pompeia, em Santos - Prefeitura de Santos

Caçula entre os bairros de Santos, a Pompeia completou na última sexta-feira (25), 24 anos de emancipação. 
Região que pertencia ao José Menino até 1998, o bairro foi criado no Plano Diretor daquele ano após sucessivas reivindicações de moradores, que pediam a separação formal e administrativa da área ‘mais larga’ entre os canais 1 e 2, compreendida pelas avenidas Bernardino de Campos, Pinheiro Machado, Francisco Glicério e a orla da praia.
Atualmente, 24 anos após seu nascimento e com cerca de 14 mil moradores, a Pompeia ainda conserva seus casarões de décadas passadas, contrastados com prédios modernos que chegaram ao bairro nos últimos anos.
Além disso, outro atrativo do ‘caçula santista’ é a sua infraestrutura, que conta com bares, restaurantes, farmácias, uma unidade de saúde, academias, escolas, entre outras opções de serviço para os moradores.

Orgulho e carinho

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, construída nos anos 1920 em estilo eclético, dá nome ao bairro e é, para muitos, o local que melhor representa a comunidade. Localizada em frente à Praça Benedito Calixto, recebe semanalmente centenas de pessoas, inclusive de outras regiões de Santos, para a celebração de suas missas.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, construída nos anos 1920 em estilo eclético, dá nome ao bairro Santos: Bairro da Pompeia completa 24 anos Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Santos (Prefeitura de Santos)

A Pompeia também traz consigo uma vocação turística. Por conta da proximidade com a praia, o bairro abriga uma pequena rede hoteleira e pontos turísticos próximos à orla marítima. Entre eles estão os monumentos em homenagem a Cristóvão Colombo e ao Surfista, este alusivo a pioneiros do surfe brasileiro, como Osmar Gonçalves e Thomas Rittscher.
No ‘trecho praiano’ da Pompeia ainda está a Escola Radical de Surfe, que ensina os primeiros passos da modalidade a crianças, adultos e idosos.

Além de toda ifraestrutura, a Pompeia também de uma bela orla Santos: Bairro da Pompeia completa 24 anos Posto 2 dos guarda-vidas, na orla da Pompeia, em Santos (Prefeitura de Santos)

“A Pompeia é um dos bairros mais charmosos de Santos. Oferece uma estrutura ótima aos seus moradores, com diversas opções de serviço e atividades. Costumo dizer também que tem uma comunidade ativa, participativa e que tem muito orgulho e carinho pelo bairro”, concluiu José Carlos de Almeida, o Kaculé, presidente da Sociedade de Melhoramentos da Pompeia.

Leia também: Ícone santista: conheça mais sobre as muretas de Santos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!