SERVIÇO COM URGÊNCIA!

Santos: árvore de grande porte pode provocar acidente grave no Boqueirão

Palmeira está numa das regiões mais importantes da cidade; prefeitura não deu uma data exata para remoção

Thiago Reis Dantas
Publicado em 11/02/2023, às 09h03 - Atualizado às 09h21

FacebookTwitterWhatsApp
Queda da árvore pode representar perigo devido ao grande movimento de veículos Palmeira em Santos ÁRVORE COM O TRONCO DESGASTADO - Thiago R. Dantas
Queda da árvore pode representar perigo devido ao grande movimento de veículos Palmeira em Santos ÁRVORE COM O TRONCO DESGASTADO - Thiago R. Dantas

Uma enorme palmeira, localizada quase no cruzamento das avenidas Conselheiro Nébias com a Governador Pedro de Toledo, no Boqueirão, está com uma parte do tronco oco. Como estamos em época de temporais, uma ventania mais forte pode provocar a derrubada da árvore que tem mais de 15 metros de altura ocasionando um grave acidente.
A região possui um vasto comércio, escolas e escritórios e é uma das áreas mais movimentadas de Santos. Diariamente centenas de veículos e pedestres passam pelo local que fica perto da praia.

A árvore fica na calçada da avenida Conselheiro Nébias perto do cruzamento com a Governador Pedro de Toledo, local de grande fluxo de pedestres PALMEIRA TRONCO OCO ÁRVORE COM O TRONCO DESGASTADO (Thiago R. Dantas)

Especialista

Mostramos as imagens do tronco para o Engenheiro Agrônomo Marcelo Kazuo Onuki. Ele informou que a árvore é provavelmente uma Palmeira Imperial - Roystonea Oleracea. “Risco de cair qualquer árvore tem. São necessários analisar vários fatores antes de considerar que está em risco iminente de queda; solicitar à própria prefeitura uma análise mais acurada. Pelo porte e aparência externa, recomendaria que essa análise fosse feita o mais breve possível”, disse o profissional.
Onuki reforça que apenas um profissional habilitado terá as condições de avaliar corretamente o problema. “Esse profissional deve ser Engenheiro Agrônomo ou Florestal”, afirmou.

De acordo com Engenheiro Agrônomo consultado pela reportagem, vistoria tem que ser realizada 'o mais breve possível' Palmeira em Santos ÁRVORE COM O TRONCO DESGASTADO (Thiago R. Dantas)

Respostas

Procurada, a Prefeitura de Santos disse que a palmeira já foi vistoriada e que a remoção ocorrerá após a temporada, sem especificar uma data. No e-mail, a assessoria afirma que, por ser uma operação de risco, haverá a necessidade de interromper o trânsito em duas vias de grande movimento, além do desligamento da energia. A pasta responsável pelo setor é a Secretaria de Públicos.
Perguntamos também como funciona o controle e o trabalho de vistoria das várias árvores espalhadas por calçadas e canteiros centrais da cidade, mas por causa do horário do envio da questão, não tivemos resposta. A matéria será ajustada em caso de retorno da administração municipal.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!