FAKE NEWS NO LITORAL

Santos alerta para 'fake news' sobre vacina enviada a e-mails

Falsa notificação, em nome do SUS, induz munícipes “selecionados” para receber a terceira dose da vacina; prefeitura reitera que não envia este tipo de mensagem

Da redação
Publicado em 19/08/2021, às 09h29 - Atualizado às 09h38

FacebookTwitterWhatsApp
Santos alerta para 'fake news' sobre vacina enviada a e-mails - Foto: MPD
Santos alerta para 'fake news' sobre vacina enviada a e-mails - Foto: MPD

Uma notícia falsa (fake news) está sendo enviada para alguns moradores de Santos via e-mail a respeito de uma falsa seleção de munícipes para receber uma dose extra de vacina contra a covid-19. A Secretaria de Saúde de Santos alerta que não compactua com essa ação.

A fake news é apresentada como sendo uma notificação do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) e informa ainda, de forma equivocada, a possibilidade de o morador poder escolher o fabricante do imunizante a ser aplicado.

A mensagem termina pedindo ao munícipe para que, em caso de escolha pessoalmente da "marca" da vacina, ele deverá imprimir um anexo e se dirigir a um posto de saúde, junto com documento e foto, para receber a dose. Este procedimento não deve ser adotado.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Santos reitera que não envia este tipo de mensagem, por e-mail, a nenhum morador. “Todas as informações sobre aplicação das vacinas são divulgadas nos canais oficiais da prefeitura de Santos”, esclareceu.

Exceção

A exceção fica por conta das ligações feitas pelos agentes de Saúde e do sistema de telemonitoramento aos que tomaram a primeira dose da vacina e não retornaram aos postos de vacinação para concluir o ciclo vacinal.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!