MAR REVOLTO

Previsão de ressaca marítima faz Santos entrar em estado de alerta

Ondas podem ultrapassar os 3 metros de altura entre a noite desta quinta (16) e a madrugada de sexta-feira (17); mar fica agitado até segunda (20)

Redação
Publicado em 16/05/2024, às 08h37 - Atualizado às 09h00

FacebookTwitterWhatsApp
Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de impactos em estruturas costeiras - Prefeitura de Santos
Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de impactos em estruturas costeiras - Prefeitura de Santos

A cidade de Santos, a partir desta quinta-feira (16), entra em estado de alerta, devido à previsão de ressaca marítima, com ondas superiores a 3 metros. Desde terça-feira (14), o mar na cidade já está mais agitado. Segundo o boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santos, o mar seguirá agitado até a próxima segunda-feira (20). As ondas com mais de 3 metros de altura estão previstas para a noite desta quinta-feira e a madrugada de sexta-feira (17).

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Com relação ao nível do mar, a previsão indica picos de maré de 1,6m na baía de Santos e 1,9m no interior do estuário, na madrugada de domingo (19), representando um aumento de até 45 centímetros em relação à tábua de marés.

Alerta

Pelo boletim emitido às 13h da quarta-feira (15), com base no sistema AquaSafe Santos, a cidade entra em estado de alerta devido à altura das ondas (3m). Se as previsões oceanográficas se confirmarem, há possibilidade de impactos em estruturas urbanas costeiras da cidade. A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas evitem práticas náuticas no período de mar agitado.

A Marinha do Brasil já havia emitido alerta de ressaca marítima para o litoral de São Paulo na terça-feira. A Defesa Civil do estado de São Paulo reforçou o alerta na noite de quarta. 

Com informações de prefeitura de Santos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!