A cidade concorre nas categorias 'Turismo Cultural' e 'Turismo de Negócios e Eventos'
A tricampeã está de volta ao páreo para defender seu título! Santos concorre mais uma vez ao prêmio Top Destinos Turísticos, que chega à quinta edição com o objetivo de identificar e selecionar os melhores lugares para viajar no estado de São Paulo.
Para ajudar a cidade a conquistar o tetra, basta acessar o site onde ocorre a votação e se logar com o Facebook. Nesta edição, Santos concorre nas categorias ‘Turismo Cultural’ e ‘Turismo de Negócios e Eventos’.
Trata-se de um dos mais importantes e desejados selos de reconhecimento aos municípios e regiões que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas. Cada prefeitura tem direito a se inscrever em até três das 16 categorias.
As cidades concorrem por meio de votação popular, de moradores e visitantes, até 26 de maio, em condições de equidade, uma vez que o total de votos será ponderado pela quantidade de habitantes e transformado em pontos.
Os melhores pontuados serão submetidos a um júri técnico, sendo então eleitos três Top Finalistas e um Top Campeão por categoria. Todo o processo é auditado pela empresa Russell Bedford Brasil. O anúncio dos vencedores e a entrega do prêmio serão realizados no evento "Conexidades" em 17 de junho, em Jundiaí.
De acordo com a administração municipal, Santos se destaca no Turismo Cultural por seu rico e preservado Centro Histórico. Além de atrair turistas pelos imóveis como Palácio José Bonifácio, Bolsa Oficial do Café, Pantheon dos Andradas, Igreja do Valongo, Museu Pelé, entre outros, a região é palco de produções de filmes e comerciais que usam como cenários a rua XV de Novembro, o bulevar da rua XV, rua do Comércio e outros pontos.
A área passa por um amplo processo de revitalização com o Projeto Novo Centro Velho, que contempla o Plano Valongo-Paquetá, conjunto de obras que pretende integrar os dois bairros e revitalizar o Centro Histórico com foco no turismo e comércio. Entre elas, a reurbanização da rua XV de Novembro; a remodelação do Mercado Municipal, com instalação de estação do VLT nas imediações; as revitalizações das ruas do Comércio e Tuiuti; o Parque Valongo, transformação das áreas entre os armazéns 4 e 7, entre as ruas da Constituição e Riachuelo, em espaços de lazer e convivência.
A prefeitura de Santos, juntamente com parceiros, também têm consolidado o Centro Histórico como polo turístico e cultural com a criação e realização de diversos eventos, como os festivais Santos Café, do Imigrante, Afroempreendedorismo e Santos Criativa Geek, Carnacentro e Carnabonde, Dia de Portugal, Santos Jazz Festival, Primavera e Natal Criativos, entre outros.
Para a área de negócios e eventos, Santos conta desde 2020 com um dos mais modernos centros de convenções do país. Com 30 mil metros quadrados de área construída, o Blue Med Convention Center contém um pavilhão de feiras e exposições de 8,5 mil metros quadrados e capacidade para quatro mil visitantes – descontando o espaço ocupado por estandes.
No segundo piso, um salão de eventos de 3,5 mil metros quadrados comporta até 3,2 mil pessoas. O estacionamento contém 380 vagas cobertas, que podem ser somadas a outras 20 dispostas na praça, chegando ao total de 400. A estrutura conta ainda com um heliponto na cobertura.
O equipamento é administrado pela multinacional francesa GL Events, que venceu a licitação da prefeitura para explorar o espaço por 24 anos. A empresa está presente em 27 destinos, nos cinco continentes, nos quais gerencia 51 espaços. Em 2022, o Blue Med Convention Center recebeu mais de 50 eventos, com mais de 120 mil pessoas circulando pelo local, entre eles a 14ª Conferência Anual de Cidades Criativas da Unesco.
Santos também oferece excelente infraestrutura turística e ampla rede hoteleira de qualidade, inclusive com bandeiras internacionais. Atualmente, são mais de 4,4 mil leitos em 2,2 mil quartos em 22 estabelecimentos de hospedagem.
Santos já foi campeã em três das quatro edições do Top Destinos Turísticos. Em 2022, o título veio na categoria ‘Turismo de Esportes’, enquanto em 2019 e 2017 as vitórias ocorreram em ‘Turismo de Negócios e Eventos’.
Criada pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional São Paulo, a premiação desenvolve o sentimento de pertencimento na população residente; contribui com o resgate da autoestima; promove o bem receber e favorece a sinergia entre poder público e iniciativa privada em âmbito territorial.
A votação popular via internet e o júri técnico, constituído por especialistas nos diferentes segmentos de mercado – os quais correspondem às categorias em disputa – validam a qualidade de atrativos turísticos promocionados e aproxima o conjunto dos destinos participantes das múltiplas plataformas de distribuição que compõem o trade turístico.
A inciativa conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado e São Paulo (Amitesp); Associação Paulista de Municípios (APM); Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (Aprecesp); União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e do São Paulo Convention and Visitors Bureau (Visite São Paulo).
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