A Codesp (Companhia Docas do Estado de SP) recebeu nesta segunda-feira (20), comitiva chinesa composta por autoridades municipais e portuárias de Ningbo, em visita a Santos. O intuito foi intensificar as relações de cidades irmãs, desde 2010, incrementar o intercâmbio de informações e promover aumento nas trocas comerciais entre os portos.
O grupo, liderado pelo presidente da Comissão Permanente do Congresso Popular de Ningbo, Wang Huizhong, contou com o presidente do Grupo Corporativo do Porto de Ningbo, Li Linghong, e representantes de Negócios Estrangeiros e da Câmara de Comércio Exterior de Ningbo.
Projeções e projetos
Na sede da presidência da Codesp, a comitiva foi recebida pelo diretor de Planejamento Estratégico e Controle, Renato Ferreira Barco, que informou aos visitantes as projeções de crescimento da movimentação do Porto de Santos e os projetos e investimentos previstos para atender a demanda futura, que aponta para 230 milhões de toneladas até 2024 com recursos de US$ 6 bilhões para expansão de instalações e ampliação e melhoramento da infraestrutura.
Forte atuação
As autoridades chinesas de Ningbo destacaram a forte atuação de Ningbo no comércio marítimo mundial, hoje o 4º lugar em tonelagem (410 milhões t) e 6º em contêineres (13 milhões teus) movimentados ao ano.
A comitiva foi inicialmente recebida na prefeitura, pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) e pelo secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino. Após o encontro na sede da Codesp, o grupo fez visita técnica monitorada pela equipe da área comercial da companhia.
Comentários