ALERTA DE FOFURA ATIVADO!

Polícia Marítima resgata dois pinguins de magalhães no estuário de Santos (SP) | Vídeo

Aves nadavam perigosamente entre embarcações e estavam debilitadas. Encaminhamento foi feito ao Instituto Gremar

Da redação
Publicado em 11/07/2021, às 14h20 - Atualizado às 14h42

FacebookTwitterWhatsApp
Somente em 2020 Instituto Gremar realizou o resgate de mais de 150 pinguins vivos na região - Reprodução/ Polícia Marítima
Somente em 2020 Instituto Gremar realizou o resgate de mais de 150 pinguins vivos na região - Reprodução/ Polícia Marítima

Dois lindos pinguins de magalhães foram resgatados por homens da Polícia Marítima enquanto nadavam perigosamente entre embarcações no Canal do Estuário, em Santos, no litoral paulista, no sábado, 10. Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=pZRHFkLtHso

A primeira ave aquática passou bem rente à embarcação dos policiais como pudemos observar no vídeo acima, gravado no início da manhã. Já a segunda, no vídeo abaixo, foi puxada com o auxílio de um puçá já no final da tarde.

https://www.youtube.com/watch?v=_HdJAX1Tz4U

Ambas as aves estavam debilitadas e foram encaminhadas ao Instituto Gremar, referência no tratamento e acompanhamento da espécie.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/cnlitoralconectado3 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Segundo os técnicos, a maior incidência de pinguins no litoral das regiões sul e sudeste acontece em consonância com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, o que representa o início do período migratório da espécie. Eles partem das colônias na Argentina, Chile e Ilhas Malvinas rumo à costa brasileira, em busca de alimento e águas mais quentes.

Somente em 2020 Instituto Gremar realizou o resgate de mais de 150 pinguins vivos nas praias de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga.

Recomendações

A recomendação dos tecnicos para quando vê-los em uma praia é manter as pessoas afatadas do animal, improvisar uma sombra e fazer silêncio; e em hipotese alguma devolve-lo ao mar, colocar em uma geladeira ou freezer, tocar ou alimentar o animal e muito menos tirar fotos com flashes.

Bacia de Santos

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, o qual a entidade faz parte, é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Já o Instituto Biopesca é o responsável  pelo trecho entre Praia Grande e Peruíbe.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, o Instituto Gremar se coloca a disposição pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. O Instituto Biopesca atende pelo (13) 3356-6141.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!