TURISMO

Pirata vira cicerone do local onde Santos nasceu

Ação no Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico, visa contar a história da formação do povoado de Santos de forma lúdica

Da redação
Publicado em 30/05/2023, às 10h57 - Atualizado às 11h24

FacebookTwitterWhatsApp
O personagem Pirata vai ser interpretado pelo ator Beto Vieira Pirata vira cicerone do local onde Santos nasceu Ator Beto Vieira caracterizado de pirata - Divulgação/Prefeitura de Santos
O personagem Pirata vai ser interpretado pelo ator Beto Vieira Pirata vira cicerone do local onde Santos nasceu Ator Beto Vieira caracterizado de pirata - Divulgação/Prefeitura de Santos

Um pirata em plena Santos de 2023? É isso mesmo! O público que comparecer à visita interativa no Outeiro de Santa Catarina, local onde Santos "nasceu" e que é o marco inicial da povoação da cidade, localizado no Centro Histórico, vai ter como cicerone o personagem Pirata, que fazreferência às invasões de piratas que aconteceram no litoral brasileiro no século 16.

A ação, que terá início na sexta-feira (2), visa contar a história da formação do povoado de Santos de forma lúdica, baseada em fatos históricos. A contação ficará a cargo do ator Beto Vieira, que estará caracterizado de pirata.

Também serão usados como recursos na apresentação bonecos de feltro, imagens e um baú. A duração é de aproximadamente 20 minutos.

Às sextas-feiras, às 11h e às 14h, o tour será para alunos das redes pública e particular de ensino, mediante agendamento pelo e-mail 
[email protected].

Já aos sábados e domingos, também às 11h e 14h, o público em geral poderá comparecer ao Outeiro de Santa Catarina e participar da visita interativa. Neste caso, não é necessário agendamento.

História

Outeiro de Santa Catarina, no Centro Histórico de Santos Pirata vira cicerone do local onde Santos nasceu (Prefeitura de Santos)

Durante a visita interativa, a história O Tesouro do Pirata leva a uma viagem ao tempo em que se formou o povoado de Santos no Outeiro de Santa Catarina, por volta do ano 1540. O roteiro é baseado na realidade e passou pela aprovação dos historiadores da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

“A proposta é tornar a visitação ao Outeiro de Santa Catarina mais lúdica, divertida e interativa, chamando a atenção para a importância do local e da sua preservação”, explica Luiz Dias Guimarães, diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

O local da visita interativa é o Outeiro de Santa Catarina, à rua Visconde do Rio Branco, 48, no Centro Histórico. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3202-1240.

Leia também: Santos: novo monumento dos tambores começa a ser confeccionado na Zona Noroeste

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!