A construção da nova sede da Unidade de Exploração e Produção de Gás e Petróleo da Bacia de Santos, da Petrobras, no Valongo, foi iniciada. O ato foi marcado quarta-feira (06) por cerimônia no local da obra, com a presença de autoridades, diretores e funcionários. A estimativa é que a 1ª fase do empreendimento seja entregue até o final de 2013 e abrigue 2,2 mil funcionários.
A Petrobras ocupará uma área de 25 mil m² no Largo Marquês de Monte Alegre, alavancando a revitalização da região central histórica. No seu entorno, onde já se encontram a antiga Estação Ferroviária e o Santuário Santo Antônio do Valongo, está sendo erguido o Museu Pelé, e projetado o complexo turístico, náutico e empresarial Porto Valongo Santos. O propósito da Cia. é de se integrar às características do bairro, unindo tecnologia e preservação do patrimônio.
Detalhes
Com as 3 torres de escritórios e salas de trabalho, a pedido da prefeitura, a sede da Petrobras terá parque e praça do conhecimento abertos ao público, que retratarão fases importantes da história econômica da cidade. Além disso, o Museu do Petróleo ocupará o antigo armazém ferroviário no local.
Sustentável
A 1ª torre terá 15.500 m² e o prédio cumprirá exigências internacionais de sustentabilidade ambiental, usando menos energia elétrica e ar condicionado e mais luz e ventilação naturais. Haverá ainda área verde com espécies nativas da região.
Gastos
Os investimentos da Petrobras com a nova sede em Santos são de R$ 380 milhões. As outras 2 torres serão construídas de acordo com a demanda das operações de petróleo e gás na Bacia de Santos, segundo informou o gerente-geral da Unidade, José Luiz Marcusso.
Comentários