SANTOS 477 ANOS

Passeio noturno mostra potencial cinematográfico de Santos

Passeios gratuitos acontecem nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) e fazem parte das comemorações do aniversário de 477 anos da cidade

Da redação
Publicado em 26/01/2023, às 10h21 - Atualizado às 10h35

FacebookTwitterWhatsApp
O passeio desta quinta-feira (26) será realizado pelo Centro Histórico Passeios mostram potencial cinematográfico de Santos Passeio guiado pelo Centro Histórico de Santos - Prefeitura de Santos
O passeio desta quinta-feira (26) será realizado pelo Centro Histórico Passeios mostram potencial cinematográfico de Santos Passeio guiado pelo Centro Histórico de Santos - Prefeitura de Santos

Completando 477 anos nesta quinta-feira (26), Santos orgulha-se de ser palco para diversas produções do setor, de TV e publicitárias. E para celebrar o aniversário e mostrar um pouco sobre a história e o potencial cinematográfico da cidade, será realizado nesta quinta e sexta (26 e 27) o CineTour Afetivo, passeio noturno que convida os participantes a degustar a cidade em todos os sentidos.

Os passeios são gratuitos, com inscrição clicando neste link, e também integram o 14º Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema. É realizado pelo cineasta e fotojornalista Eduardo Ricci, com participações especiais do turismólogo e jornalista Diego Brígido e da guia de turismo Augusta França.

O passeio de quinta-feira será realizado pelo Centro Histórico, das 19h às 21h, iniciando na Praça Mauá e passando por alguns dos pontos que foram locações de inúmeras produções audiovisuais como o Museu do Café, rua XV de Novembro, rua do Comércio, entre outros.

No dia seguinte, no mesmo horário, o passeio realiza uma imersão na chamada ‘Cinelândia Santista’, na região da orla e do Gonzaga. Começa na Pinacoteca Benedicto Calixto e transita por antigas salas de cinema, o atual Cine Arte Posto 4 e possibilita observações de locais como o jardim da orla, prédios tortos e a pérgula do Boqueirão.

Sobre o roteiro

Santos possui um grande histórico de realizadores e amantes de cinema e se tornou cenário de muitos filmes e produções audiovisuais em virtude de seus legados artísticos, arquitetônicos e sociopolíticos na História brasileira.

O CineTour Afetivo nasceu em 2018 a partir de pesquisas realizadas por Eduardo Ricci, que possibilitaram a criação do Mapa Cine Afetivo de Santos, documento que une o afeto urbano com a experiência do cinema.

O formato é de ocupação cultural urbana. Por meio de dinâmicas fotográficas, com cine imersão (inspirações no cinema de grandes mestres que usam a cidade, a lua e a noite como personagens), o participante é estimulado a ‘degustar’ a cidade com sabores, surpresas, texturas, paisagem sonora e, assim, criar suas histórias e fotografar o ambiente urbano na caminhada de duas horas que mergulha na história da cidade.

Mais informações sobre os roteiros podem ser obtidas no site , pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (13) 98230-4599.

Leia também: Pacotes de figurinhas para WhatsApp com referências santistas são lançados

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!