BUSÃO MAIS CARO

Para reduzir impacto do reajuste da tarifa dos ônibus, Santos amplia subsídios

Tarifa sobe para R$ 4,95 a partir do próximo domingo (20)

Da redação
Publicado em 16/02/2022, às 15h27 - Atualizado às 16h01

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Sem o aporte da prefeitura, o valor total a ser pago pelo passageiro seria de R$ 6 Para reduzir impacto do reajuste da tarifa dos ônibus, Santos amplia subsídios Ônibus do trasnporte público de Santos - Hércules Cavalcante/Ônibus Brasil
Sem o aporte da prefeitura, o valor total a ser pago pelo passageiro seria de R$ 6 Para reduzir impacto do reajuste da tarifa dos ônibus, Santos amplia subsídios Ônibus do trasnporte público de Santos - Hércules Cavalcante/Ônibus Brasil

A prefeitura de Santos ampliou os recursos destinados ao subsídio do transporte público dos atuais R$ 800 mil para R$ 1,1 milhão para reduzir o impacto do reajuste contratual da tarifa, que passará de R$ 4,65 para R$ 4,95, a partir deste domingo (20). O valor da passagem estava sem correção, para o usuário, desde janeiro de 2020. 

O reajuste ao passageiro equivale a 6,4%, inferior à inflação do período pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), que foi de 15,03%. A atualização da tarifa está prevista no contrato de permissão com a Viação Piracicabana, empresa que opera o serviço no município. Sem o aporte da prefeitura, o valor total a ser pago pelo passageiro seria de R$ 6.

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Ainda segundo a Prefeitura de Santos, a definição desse valor considerou, entre outros fatores, a elevação de custos de combustível, lubrificantes, peças e acessórios (32%) no período (dezembro de 2020 a novembro de 2021). Mas o maior impacto na atualização da tarifa está relacionado diretamente à redução do número de passageiros pagantes transportados.

A diminuição de usuários do transporte vem desde 2016, com a disponibilidade de novos modais, sendo agravada com a pandemia. A redução de pagantes no sistema entre 2016 e 2021 foi de 59,4%, caindo de 3 milhões de usuários/mês para 1,2 milhão/mês. Entre dezembro de 2019 e novembro de 2020 e de dezembro de 2020 a novembro de 2021, a redução foi de 6,8% (de 1.332.162 passageiros/mês para 1.241.414), demonstrando que ainda não houve interrupção da tendência de queda.

Veja como tem sido a queda nos últimos anos:

Ano    Usuários/mês

Dez/15 a nov/16    3.061.525

Dez/16 a nov/17    2.725.375

Dez/17 a nov/18    2.519.465

Dez/18 a nov/19    2.327.326

Dez/19 a nov/20    1.332.162

Dez/20 a nov/21    1.241.414

Subsídio

Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Santos adotou o subsídio para o transporte municipal, a fim de evitar que o usuário arcasse com o ônus do reajuste integral da passagem, num momento de crise financeira desencadeada pela pandemia de covid-19. O aporte público para custeio da tarifa de transporte é um mecanismo previsto em lei, desde 2015, e utilizado por várias cidades do país.

Custeio do transporte

O custeio do transporte público, mediante a alta dos insumos, tem impactado nas finanças dos municípios. Para reduzir o impacto e manter a tarifa acessível, está na pauta desta quarta-feira (16) do Senado Federal o projeto de Lei 4.392/21 que institui o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI). 

O PNAMI repassaria recursos do Orçamento da União a estados, Distrito Federal e municípios, garantindo a gratuidade para os maiores de 65 anos, prevista na Constituição. Com isso, seria possível assegurar uma tarifa menor para os demais usuários do serviço de transporte público mantendo, ao mesmo tempo, o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.

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