FIQUE ATENTO

Obras do VLT chegam à rua João Pessoa, no Centro de Santos

Para a realização das obras, a empresa responsável precisará ampliar o efetivo e contratar 200 pessoas para diversos cargos; confira as vagas

Redação
Publicado em 07/02/2024, às 09h27 - Atualizado às 09h59

FacebookTwitterWhatsApp
Rua João Pessoa, no centro de Santos, pela qual os serviços serão iniciados - Divulgação/Prefeitura de Santos
Rua João Pessoa, no centro de Santos, pela qual os serviços serão iniciados - Divulgação/Prefeitura de Santos

As obras da segunda fase do veículo leve sobre trilhos (VLT), no trecho que ligará a estação Conselheiro Nébias ao bairro Valongo, em Santos, começam uma nova etapa na próxima semana, dia 14 de fevereiro. Nessa data, os trabalhos serão iniciados na rua João Pessoa, entre a rua Dr. Cochrane e avenida Conselheiro Nébias. Para a realização dos serviços, a via será interditada e 200 profissionais serão contratados para trabalhar no local durante a madrugada. O anúncio foi feito após a reunião mensal de acompanhamento das obras, com a prefeitura de Santos, a EMTU e a Alya, empresa responsável pela execução das obras, que aconteceu na terça-feira (6).

O prefeito Rogério Santos explica: “Essa é uma obra muito importante para a cidade, pois, além da mobilidade urbana, ela também trará mais benefícios, já que 40% dela é para drenagem. Esse ganho é para sempre, além da geração de empregos”.

Durante a execução dos serviços de drenagem, de instalação dos trilhos e de duas estações do VLT, os trechos em obras da João Pessoa serão interditados; o trânsito será desviado para a rua General Câmara, que terá o estacionamento regulamentado desativado durante o período de obras, para receber o fluxo de veículos leves e ônibus. A cada avanço da obra, novas interdições serão feitas.

O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, Antonio Carlos Silva Gonçalves disse que "uma série de interdições vai ocorrer nesta fase final das obras e vamos conciliar os trabalhos de forma a garantir a fluidez no trânsito com alternativas de viários”.

Já o gerente de obras e projetos da EMTU, Rodolfo Mahfuz explicou: “Definimos prazos para trabalhar todos juntos, pois é uma fase de muitas intervenções grandes e complicadas para a cidade, com um prazo apertado para cumprir. Estamos trabalhando juntos para viabilizar isso. E a expectativa é de que o início dos testes do VLT comece entre julho e agosto”.

Vagas

Para realizar o serviço na rua João Pessoa, a Alya precisará ampliar o efetivo e contratar 200 pessoas, nas funções de armador, carpinteiro, pedreiro, encanador, motorista e operador de máquinas. Os interessados devem comparecer ao Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET), que funciona no Poupatempo Santos (rua João Pessoa, 246, centro) com RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. O CPET funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13 horas.

Andamento

Com cerca de 60% dos trabalhos executados, a previsão da Alya é de que todas as vias sejam liberadas, e as obras para a implantação desta segunda fase sejam finalizadas no início do segundo semestre de 2024, com oito quilômetros de extensão e 12 estações próximas a locais de interesse público como o mercado municipal, o Poupatempo e o terminal do Valongo, onde haverá uma estação integrada com o transporte de ônibus.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!