FIQUE ATENTO

Obras do VLT avançam e novas alterações no trânsito de Santos entram em vigor

Linhas do transporte coletivo de Santos também terão rotas alternativas devido às obras do VLT; mudanças já a partir desta segunda-feira (4)

Redação
Publicado em 04/03/2024, às 10h08 - Atualizado às 10h20

FacebookTwitterWhatsApp
Comerciantes da rua João Pessoa e entorno participaram de reunião sobre andamento das obras - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
Comerciantes da rua João Pessoa e entorno participaram de reunião sobre andamento das obras - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Novas frentes de trabalho das obras da segunda fase do VLT (veículo leve sobre trilhos) avançam em Santos, a partir desta segunda-feira (4), nos bairros Macuco, Encruzilhada e na região central. Isso provoca novas alterações no trânsito da cidade. 

A partir desta segunda, as obras serão iniciadas na avenida Conselheiro Nébias, entre as ruas Barão de Paranapiacaba e Luiz Gama, nos dois sentidos, porém sem bloqueios viários. Os serviços estarão concentrados no canteiro central da via, exigindo interdição parcial do tráfego - uma faixa de rolamento estará livre para a circulação de veículos. Será proibido parar e estacionar neste trecho, para dar maior fluidez ao trânsito. Com o estreitamento da pista, dois pontos de parada de transporte coletivo sofrerão alterações.

No sentido praia-centro, será desativado o ponto localizado em frente ao número 521 (próximo à avenida Conselheiro Rodrigues Alves), com opção de embarque e desembarque nas paradas já estabelecidas em frente aos números 453 (entre as ruas Luiz Gama e Borges) e 589 (próximo à rua Dagoberto Gasgon). No sentido centro-praia, o ponto em frente ao 524 (próximo à rua Barão de Paranapiacaba) também será desativado. A opção é a utilização dos dois mais próximos, que ficam em frente às numerações 474 (próximo à Luiz Gama) e 600 (entre as ruas Alexandre Herculano e Goiás).

Já na próxima segunda-feira (11), há previsão de novas alterações de trânsito, com bloqueio total do cruzamento (canteiro central) das avenidas Conselheiro Nébias e Rodrigues Alves. Desta forma, os veículos que estiverem na Rodrigues Alves não conseguirão transpor a via a partir da Conselheiro Nébias.

João Pessoa

Também nesta segunda-feira, as obras que ocorrem no centro avançarão para novo trecho. A rua João Pessoa será interditada entre a avenida Conselheiro Nébias e a rua da Constituição, desde as 9h. A rota alternativa para os motoristas será a rua General Câmara. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) informou que intensificou o monitoramento do trânsito nas áreas com obras do VLT, em especial na região central.

As equipes que atuam no Centro de Controle Operacional (CCO), da prefeitura de Santos, acompanham a demanda de veículos, acionando os agentes nas ruas assim que constatada alguma morosidade ou interferência no fluxo. E, de acordo com a situação identificada, é acionada operação para garantir e melhorar a fluidez do tráfego.

Rota alternativa do transporte coletivo

A linha 08 seguirá pela avenida Conselheiro Nébias e rua General Câmara. As linhas 25, 29, 61, 100, 158, 191 e 193 percorrerão a avenida Conselheiro Nébias e a rua Xavier da Silveira. As linhas 61, 139, 158 e 194 vão usar a rota da rua João Pessoa, rua Doutor Cochrane, rua General Câmara e rua da Constituição.

Já a linha 154 seguirá pela avenida Conselheiro Nébias, rua General Câmara e rua da Constituição. Haverá desativação do ponto de parada da rua João Pessoa, 307 (após a rua da Constituição) e instalação de ponto provisório na rua João Pessoa, 271.

Reunião

A construtora do trecho 2 do VLT (Alya) realizou, na manhã de sexta-feira (1º), reunião com os comerciantes da rua João Pessoa e entorno, com o objetivo de expor o andamento e planejamento das obras. Quem esteve presente no evento pôde tirar dúvidas diretamente com o gerente da empresa responsável pela execução do projeto da linha, César Fiuza, que fez apresentação geral sobre a segunda linha do modal.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!