Intervenções no antigo pátio ferroviário do Valongo preparam o espaço para abrigar acervo histórico de bondes e locomotivas

Obras de restauro do Armazém de Bagagens e Antigo Pátio Ferroviário, no Valongo, em Santos, litoral paulista, já estão em andamento para a criação do futuro Museu Ferroviário de Santos, projetado para ser um dos mais relevantes do Brasil e da América Latina.
Os trabalhos começaram com a limpeza da vegetação e do terreno, acompanhada por equipes técnicas da área ambiental. Na sequência, ocorreu a retirada das telhas para recuperação das estruturas metálicas de sustentação. Póximas etapas incluem terraplanagem e avanço das intervenções estruturais.
Segundo a equipe técnica, os projetos arquitetônicos básicos já foram elaborados e passam por análise. Após a aprovação, será iniciada a fase executiva, com definição detalhada dos materiais e métodos construtivos.
Obra prevê a recuperação da estrutura, com intervenções como retirada de revestimentos internos, execução de novas fundações e requalificação das fachadas.
Elementos originais serão preservados, como caixilhos em madeira e vidro, além da cobertura, que passará por restauro e impermeabilização. A pintura seguirá a cor identificada em estudos técnicos.
O espaço também receberá novas instalações elétricas, hidráulicas e de segurança, além de sistemas de combate a incêndio, infraestrutura de comunicação e mobiliário. Na área externa, estão previstas ações de pavimentação e paisagismo.
O futuro museu ocupará áreas próximas à Estação do Valongo e terá como proposta apresentar a história ferroviária com um acervo diversificado, que inclui locomotivas, bondes, vagões, documentos, fotografias e objetos históricos.
Espaço também contará com ações educativas, pesquisa histórica e atividades culturais, conectando o passado ferroviário da cidade, marcado pela inauguração da São Paulo Railway em 1867, à Santos contemporânea.
O projeto segue diretrizes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) e respeita o nível de proteção do imóvel, que exige a preservação de características como fachadas, volumetria e telhado.
Obra é executada pela BHO Construtora Ltda., com investimento de cerca de R$ 6,5 milhões. Outros R$ 4,1 milhões serão destinados à aquisição de peças históricas, como locomotivas e vagões. O projeto conta com R$ 9 milhões repassados pelo governo do estado, enquanto o município complementa o investimento.
Atualmente, Santos possui 13 bondes em operação e aguarda novos veículos históricos vindos da Alemanha e do Japão, além de vagões já incorporados ao acervo. Todos farão parte da futura exposição do museu.
A intervenção é promovida pela prefeitura, em parceria com o governo do estado, e marca mais uma etapa da revitalização do centro histórico, com foco na valorização do patrimônio cultural e na ampliação da oferta turística.