RECONSTRUÇÃO

Novo incêndio destrói tradicional fábrica de canoas, a Evolution Canoe em Santos

Três anos após tragédia, roubo seguido de novo incêndio atingiu parte do galpão da fábrica; comunidade de canoagem mobilizou-se para ajudar na reconstrução

Lenildo Silva
Publicado em 25/07/2023, às 16h54 - Atualizado em 26/07/2023, às 08h52

FacebookTwitterWhatsApp
Criminosos abriram um buraco na parede e invadiram a fábrica na madrugada Evolution Canoe Santos - Arquivo pessoal
Criminosos abriram um buraco na parede e invadiram a fábrica na madrugada Evolution Canoe Santos - Arquivo pessoal

A fábrica da Evolution Canoe, tradicional empresa de canoas no Brasil localizada no centro de Santos (SP), foi novamente alvo de um incêndio quase três anos após ter sofrido um grave incidente similar, mas desta vez o designer e proprietário da empresa Diego Vale afirma que o incêndio foi criminoso.

A empresa é uma das principais fornecedoras de embarcações do tipo no país, e o incêndio anterior ocorrido em 2020 já havia causado enormes prejuízos para os proprietários do empreendimento.

Diego Vale relatou que durante a madrugada de domingo (16) um grupo de indivíduos, provavelmente usuários de crack, invadiu a fábrica através de um buraco na parede, o que acabou ocasionando o incêndio.

Paulo Júnior, gerente da empresa, foi o primeiro a chegar ao local depois de receber o telefonema de Diego e relatou à reportagem a cena de destruição que presenciou. "Quando ele falou que estava pegando fogo, cheguei aqui e a destruição foi total. Mandei vídeos para a equipe, que também se preocupou. Os bombeiros chegaram, e a destruição estava muito grande", disse o gerente.

Criminosos abriram um buraco na parede e invadiram a fábrica na madrugada Evolution Canoe Santos (Arquivo pessoal)

Reconstrução

Em entrevista ao Portal Costa Norte, o empresário informou que os prejuízos foram significativos: Paulo estimou em R$40 mil reais pelo furto das máquinas e cerca de R$ 400 mil reais pelo incêndio.

Apesar da situação devastadora, Diego ressaltou que a comunidade de canoagem e praticantes do esporte demonstrou um incrível espírito de coletividade, ajudando na reconstrução da fábrica.

"Foi comovente ver muitos amigos do 'meio da canoa' e praticantes do esporte se envolverem nessa ajuda inicial. Psicologicamente, isso nos dá muita força para reconstruir e seguir em frente", destacou o empresário.

Evolution Canoe

Diego Vale, apaixonado pelo mar desde jovem, direcionou seus esforços para se tornar um designer e fabricante de canoas e caiaques. Seu envolvimento na atividade começou em 1999 aos 16 anos em uma fábrica de caiaques e, desde então, sua dedicação só aumentou. Aos poucos, conquistou a confiança dos praticantes do esporte, que se tornaram seus clientes e admiradores.

Em 2007, lançou seu primeiro projeto como designer de canoas e fundou a Evolution Canoe que se tornou a fábrica oficial de seus modelos. Até o momento, Diego criou mais de uma dezena de modelos para VA’A e surfski com a fábrica ultrapassando a marca de mil canoas entregues.

O empresário foi pioneiro no Brasil ao levar seus modelos para serem fabricados na maior fábrica de canoas do mundo, a Nelo Kayaks, em Portugal. Este feito elevou o alcance de suas canoas para diversos países ao redor do mundo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!