ON-LINE

Na faixa: Santos vai ganhar mais de 100 pontos de internet gratuita

Expectativa é que o projeto Santos 5.0 – Internet Grátis implante 110 novos pontos de wi-fi até dezembro deste ano

Da redação
Publicado em 20/06/2023, às 09h18 - Atualizado às 10h12

FacebookTwitterWhatsApp
Em breve, o Novo Quebra-Mar, no José Menino, será contemplado com sinal de wi-fi, segundo a administração municipal Na faixa: Santos vai ganhar mais de 100 pontos de internet gratuita Escultura de Tomie Ohtake no Novo Quebra-Mar, em Santos - Prefeitura de Santos
Em breve, o Novo Quebra-Mar, no José Menino, será contemplado com sinal de wi-fi, segundo a administração municipal Na faixa: Santos vai ganhar mais de 100 pontos de internet gratuita Escultura de Tomie Ohtake no Novo Quebra-Mar, em Santos - Prefeitura de Santos

Até o fim de 2023, Santos vai contar com mais de 100 novos pontos de internet sem fio (wi-fi) em espaços e equipamentos públicos. Sim, vai ter internet "na faixa" em diversos pontos da cidade!

De acordo com a administração municipal, o projeto Santos 5.0 – Internet Grátis vai contemplar pontos de grande fluxo de pessoas, propiciando maior conectividade e inclusão digital para munícipes e turistas. A iniciativa será viabilizada após licitação pública da prefeitura de Santos, vencida pela empresa Net Telecom Informática.

O investimento de R$ 4,3 milhões, proveniente de recursos municipais, inclui o fornecimento e a instalação de 110 pontos de acesso (access points, os chamados APs, em inglês), controle de acesso, garantia e suporte técnico.

Os dispositivos estarão conectados à rede de fibra ótica do município - atualmente com 450 km de extensão - com 60 deles em espaços públicos e 50 dentro de equipamentos municipais. Na maioria dos locais, estarão próximos às câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da prefeitura.

O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações (Detic), da Secretaria de Governo, vai elaborar, em conjunto com a empresa contratada, o cronograma de instalação dos APs, que tem previsão de início em julho e conclusão após seis meses, e as regras de acesso para os futuros usuários.

A cobertura de internet sem fio contemplará praças, parques, equipamentos e pontos turísticos das regiões Central, Intermediária, Morros, Orla e Zona Noroeste. Entre eles, o Monte Serrat, Lagoa da Saudade, Jardim Botânico e o Orquidário, além de diversos pontos na orla, como as áreas dos quiosques, Praça das Bandeiras, Concha Acústica e Fonte do Sapo.

“Nos próximos meses, a população santista já começará a usufruir da internet gratuita em seus celulares e outros aparelhos móveis nos espaços que frequenta no dia a dia ou em momentos de lazer. E, no próximo verão, o acesso também será mais uma comodidade e atrativo aos milhares de turistas que visitam a nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz.

Em breve, o Novo Quebra-Mar, no José Menino, será contemplado com sinal de wi-fi, segundo a administração municipal Na faixa: Santos vai ganhar mais de 100 pontos de internet gratuita Escultura de Tomie Ohtake no Novo Quebra-Mar, em Santos (Prefeitura de Santos)

Como funciona atualmente?

Atualmente, Santos oferece sinal gratuito de internet sem fio nos ônibus municipais (100% da frota) e nos seguintes locais: Estação Rodoviária; Vilas Criativas da Penha, Vila Nova e Vila Progresso; Biblioteca Mario Faria (Posto 6) e Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5); Ponta da Praia (Praça Luiz La Scala x rua Dr. Isidoro José Ribeiro Campos, Praça Luiz La Scala x rua Roberto Sandall, av. Bartolomeu de Gusmão x rua Afonso Celso de Paula Lima, av. Alm. Saldanha da Gama x Praça Almirante Gago Coutinho e av. Rei Alberto I x Praça Gago Coutinho) e posto do Poupatempo – este último mantido em parceria entre a prefeitura e o governo do estado.

Em breve, o Novo Quebra-Mar, no José Menino, será contemplado com sinal de wi-fi dentro dos investimentos previstos na obra de reurbanização do espaço.

Confira os locais que terão pontos de wi-fi:

Praça dos Andradas (Centro)
Praça José Bonifácio (Centro)
Praça Mauá (Centro)
Entorno da Bolsa Oficial do Café (Centro)
Bulevar da rua XV de Novembro (Centro)
Teatro Guarany (Centro)
Casa da Frontaria Azulejada (Centro)
Museu Pelé (Valongo)
Ruas São Bento, do Comércio e Tuyuti (Valongo)
Arena Santos (Vila Mathias)
Teatro Municipal (Vila Mathias)
Entorno do Santuário do Monte Serrat (Monte Serrat)
Caminho Monsenhor Moreira (Monte Serrat)
Praça Guadalajara (Morro da Nova Cintra)
Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra)
Quadra Poliesportiva Milton Ruiz (Morro São Bento)
Praça João de Moraes Chaves (Piratininga)
Centro Esportivo M. Nascimento Jr (Santa Maria)
Centro Educacional da Zona Noroeste/sambódromo e entorno (Areia Branca)
Centro Esportivo da Zona Noroeste e entorno (Castelo)
Praça Augusto Cerqueira (Castelo)
Centro da Juventude da Zona Noroeste e entorno (Rádio Clube)
Praça Dr. Jerônimo La Terza (Rádio Clube)
Jardim Botânico (Bom Retiro)
Praça Cândido Portinari (Marapé)
Praça Palmares (Macuco)
Praça Abílio Rodrigues Paz/BNH (Aparecida)
Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva/Sesc (Aparecida)
Praça Benedito Calixto (Pompeia)
Praça das Bandeiras (Gonzaga)
Praça da Independência (Gonzaga)
Torres de Iluminação da orla (José Menino, Gonzaga e Aparecida)
Fonte do Sapo (Aparecida)
Calçadão da orla – direção Moby Dick (Boqueirão)
Av. Vicente de Carvalho x Conselheiro Nébias – canteiro central (Boqueirão)
Concha Acústica (Gonzaga)
Área dos quiosques da orla (canais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e Embaré)
Postos de salvamento da orla (1 ao 6)
Orquidário Municipal (José Menino)
Aquário Municipal (Ponta da Praia)
Complexo Esportivo Rebouças (Ponta da Praia).

Leia também: Santos conquista o Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Cultural

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!