SOCORRO

Motorista do Samu agride enfermeira de casa de repouso

Confusão ocorreu no atendimento a uma idosa de 85 anos, na Ponta da Praia

Da redação
Publicado em 18/04/2023, às 11h06 - Atualizado às 12h34

FacebookTwitterWhatsApp
Enfermeira detalha a lesão no supercílio Enfermeira agredida por motorista do Samu Foto mostra o inchaço no supercílio da enfermeira, uma mulher negra - Arquivo pessoal
Enfermeira detalha a lesão no supercílio Enfermeira agredida por motorista do Samu Foto mostra o inchaço no supercílio da enfermeira, uma mulher negra - Arquivo pessoal

A enfermeira de uma casa de repouso foi agredida por um motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após solicitar socorro para uma idosa de 85 anos residente do local. O caso ocorreu na Ponta da Praia em Santos, e o vídeo ganhou repercussão nesta terça-feira (18).

Nas imagens registradas pela mulher, de 43 anos, é possível ouvir os socorristas dizendo “a gente pediu ajuda para levar”, enquanto ela afirma “eles não querem levar, colocando mil desculpas”. Na hora em que ela diz “olha o tamanho do homem se negando a pegar uma paciente que não pesa nem 60 quilos”, o motorista da ambulância dá um tapa no celular da enfermeira que acaba atingindo-lhe o rosto. Alguém ainda tenta defender a enfermeira, dizendo: “na minha frente o senhor não vai bater em ninguém, principalmente mulher”.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Na gravação, o motorista de 62 anos chega a dizer que não poderia carregar peso devido a um problema nas costas. À polícia, funcionários do Samu afirmaram ter alertado que "para que a remoção ocorresse sem risco de queda", eles, socorristas, necessitariam de mais duas pessoas ajudando.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santos informou que o chamado foi atendido inicialmente por uma ambulância de suporte básico de vida, sendo a idosa removida posteriormente por um veículo de suporte avançado. Ainda, afirmou que "a equipe do Samu foi alvo de ameaças e de agressão verbal no local, conforme registrado em boletim de ocorrência. Todos os profissionais envolvidos no referido atendimento estão sendo ouvidos pela SMS, inclusive o funcionário que aparece no vídeo, para apuração dos fatos e aplicação de eventuais penalidades pela administração municipal".

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos. A enfermeira alegou que após o registro da ocorrência procurou atendimento médico devido à lesão sofrida no supercílio com o celular, e que foi medicada e liberada. 

Idosa

A enfermeira disse ter acionado o Samu após a idosa passar a sexta-feira (14) com oscilações na saturação e na pressão arterial, inclusive sem conseguir ingerir qualquer alimento ou bebida. À noite, os socorristas que atenderam o chamado na casa de repouso informaram que o caso não seria de emergência, mas que a enfermeira teria insistido no encaminhamento da mulher ao pronto-socorro por ter idade avançada e por não responder a estímulos.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Após a confusão, a idosa foi levada ao hospital, foi diagnosticada com infecção urinária e permaneceu internada. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!