RADAR DE VELOCIDADE

Motociclista contesta multa de trânsito e aponta possíveis falhas em radar de Santos

Equipamento localizado no Morro Marapé já aplicou mais de 1200 multas no primeiro semestre deste ano; após autuação questionada por condutor, o radar passa por revisão técnica

Lenildo Silva
Publicado em 26/07/2023, às 13h27 - Atualizado às 14h25

FacebookTwitterWhatsApp
Multa por excesso de velocidade na descida do Morro Marapé assusta motociclista Radar em Santos - Imagem ilustrativa
Multa por excesso de velocidade na descida do Morro Marapé assusta motociclista Radar em Santos - Imagem ilustrativa

Um motociclista contestou recentemente uma multa de trânsito que recebeu na descida do Morro Marapé, Santos (SP), alegando que o radar localizado no 'pé do morro', na rua Carvalho de Mendonça, registrou uma velocidade muito acima.

O motociclista, que prefere não ser identificado, relatou que a multa indicava que ele excedeu o limite de velocidade permitido de 30 km/h ao atingir a velocidade de 96 km/h. No entanto, ele afirma categoricamente que não estava circulando nesta velocidade e considera a situação lamentável, pois está sendo cobrado indevidamente.

"Após uma revisão mais detalhada, percebi que o radar informa que a velocidade considerada é de 89 km/h, o que ainda está acima do limite estabelecido. Contudo, reitero que não passei a 96 km/h segundo o registro da multa. Portanto, algo parece estar errado com o funcionamento desse equipamento, o que pode estar gerando esse tipo de erro nas autuações", disse o motociclista.

Limite de velocidade permitido é de 30 km/h e radar registrou a velocidade de 96 km/h Multa de transito em Santos (Arquivo pessoal)

Segundo apurado pela reportagem do Portal Costa Norte nesta quarta-feira (25), o radar em questão foi homologado pelo Inmetro em 28 de abril deste ano e aprovado com verificação válida até 27/4/24.

Em nota enviada à reportagem, a prefeitura de Santos esclareceu que os equipamentos de aferição de velocidade são projetados com uma margem de tolerância acima da permitida.

Quando a velocidade medida do veículo é de até 107 km/h, a margem de erro (tolerância) é de 7 km/h. Por isso, na notificação de autuação, são apresentados dois campos: um informando a velocidade em que o veículo estava no momento da infração e outro indicando a velocidade considerada.

Diante da reclamação apresentada pelo motociclista, a empresa responsável pelo radar acionou sua área técnica para analisar pontualmente a ocorrência. Além disso, informou que entrará em contato com o condutor para esclarecer os detalhes e se colocou à disposição da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) para fornecer subsídios ao julgamento do recurso.

Autuações

Depois que o motociclista divulgou nas redes sociais a infração sofrida no morro, diversos casos semelhantes foram relatados por outros motoristas. A reportagem questionou a prefeitura em relação às multas e, de acordo com dados do primeiro semestre deste ano, o radar que está localizado na avenida Pref. Dr. Antonio Manoel de Carvalho, próximo ao número 01 (descida do morro), lavrou 1.229 notificações de autuação.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) explicou que todos os equipamentos de aferição eletrônica de velocidade são obrigatoriamente verificados a cada 12 meses e recebem um selo emitido pelo instituto de metrologia comprovando a data de aferição do radar e sua validade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!