Neste carnaval de 2023, a Mocidade Amazonense comemora seu cinquentenário e será a segunda escola do grupo especial a entrar na avenida no dia 10 de fevereiro
Depois de dois anos sem carnaval, a cidade de Santos definiu a programação para o Carnaval 2023. O Desfile das Escolas de Samba de Santos está marcado para as noites de 10 e 11 de fevereiro, uma semana antes da data oficial da festa.
Essa antecipação ocorre desde 2016 para que os membros das 16 agremiações do município possam participar e/ou desfilar nas grandes escolas de São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com o sorteio realizado em setembro de 2022, no primeiro dia de desfile, entram na passarela do samba, pela ordem, Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias. Na sequência, desfilam as agremiações do grupo de especial: Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas.
No segundo dia, entram na avenida: Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra. Outras cinco escolas do grupo especial fecham o desfile: Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
Para que você já sinta o gostinho de carnaval e conheça a história dessas escolas, o Portal Costa Norte preparou uma série especial com tudo o que você precisa saber sobre essas 16 agremiações. Os conteúdos serão lançados ao longo de duas semanas, com duas escolas por dia, até o dia dos desfiles.
Fundado em 25 de dezembro de 1972, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Amazonense, também chamado de Mocidade Amazonense, é uma escola de samba da cidade de Guarujá que participa dos desfiles competitivos do carnaval de Santos.
Com as cores verde e branco como identidade visual, seu símbolo é um índio guerreiro. Os fundadores foram Jodenir Nunes da Cruz, Antônio Alves da Silva (Fuinha), Manoel Carlos do Carmo(Leivinha) e Waltercides Bispo dos Santos (Cidão).
Neste carnaval de 2023, a Mocidade Amazonense comemora seu cinquentenário e será a segunda escola do grupo especial a entrar na avenida no dia 10 de fevereiro.
Serão mil pessoas na avenida divididas em 17 alas ao som do samba-enredo.
Vem festejar
Pode aplaudir, chegou a Mocidade
São cinquenta anos de história
Meu verde e branco é só felicidade!
Foi na Praça da Alegria que tudo começou
Velho Itapema, um samba de esquina se formou
Do futebol veio a inspiração
Nascia a escola do meu coração...
Amazonas, das pedras verdes
Nosso primeiro Carnaval!
Império Serrano abençoou
Meu "Índio Guerreiro"
Em Santos vem mostrar o seu valor
O Feitiço da Ilha vale ouro
Amazonense, minha vida, meu lugar
Um canto negro ecoou
Nessa quizomba eu vou, Mãe África!
Tantos Carnavais
Sambistas e enredos imortais
Elis, brilha uma estrela
"Da Paulicéia a uma viagem encantada"
Dias Gomes, a consagração
No circo volto a ser criança
Salve o Nordeste e o Guary-Yá
Com muito orgulho, eu vim de lá
Vai desaguar a emoção
Resiliência, superação!
Seguindo com fé...
Aos baluartes, eterna gratidão!
Compositores: Ademarzinho do Cavaco, Lucas Donato, Adnilson Santana, Potrinho do Pandeiro e Ademir Poeta
Intérpretes: Ricardo Reis (Jacaré) e Fredy Vianna.
Comentários