Paxlovid estará disponível para pacientes imunossuprimidos com idade igual ou superior a 18 anos e pessoas com idade igual ou superior a 65 anos
A partir desta segunda-feira (19), Santos passará a oferecer o medicamento Nirmatrelvir+Ritonavir (de nome comercial Paxlovid) para munícipes acometidos pela covid-19.
De acordo com a prefeitura, o município recebeu 128 tratamentos do Ministério da Saúde até o momento. Trata-se de um remédio de fornecimento do Governo Federal, autorizado temporariamente pela Anvisa para uso emergencial, em caráter experimental.
A entrega do produto segue rigorosas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Considerando as recomendações do fabricante, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o medicamento estará disponível para pacientes imunossuprimidos com idade igual ou superior a 18 anos e pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.
Também é necessário ter covid-19 confirmada por teste rápido antígeno ou por teste de biologia molecular (RT-PCR); estar entre o 1º e 5º dia de sintomas; apresentar quadro clínico leve ou moderado de covid-19 e não requerer oxigênio suplementar.
Para que a medicação seja fornecida, é necessário ainda que o médico preencha o Formulário de Prescrição – Nirmatrelvir/Ritonavir, disponível para download no Santos Portal e a entregue ao paciente, que poderá, assim, retirar o medicamento.
Esse paciente terá a evolução do quadro clínico acompanhada e, para tanto, deverá concordar com a disponibilização dos seus dados pessoais, mediante a assinatura de formulário.
“A disponibilização de um medicamento para o tratamento da covid-19 é um avanço no enfrentamento à doença, é um elemento a mais. Não podemos baixar a guarda em relação aos demais cuidados: é importante manter a vacinação em dia e higienizar as mãos constantemente”, destaca o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.
Os moradores de Santos que estiverem com prescrição preenchida pelo médico e autorizarem o acompanhamento da evolução do quadro clínico, devem retirar o Paxlovid no Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira (rua Manoel Tourinho, 395 – Macuco), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.
O Paxlovid contém compridos de Nirmatrelvir (cor rosa) e de Ritonavir (branco). A cada dose, devem ser ingeridos simultaneamente dois comprimidos de Nirmatrelvir e um comprimido de Ritonavir. Geralmente, essa dosagem é administrada duas vezes ao dia, por cinco dias.
Precauções de uso, conforme a bula
Lactantes: a amamentação deve ser interrompida durante o tratamento com Paxlovid, e por mais sete dias após a última dose;
Gestantes: o medicamento não é recomendado para gestantes;
Em pacientes com insuficiência renal moderada, a dose deve ser adaptada;
O medicamento possui lactose em sua composição. Verificar risco/benefício para pacientes intolerantes;
O medicamento contém açúcar e deve ser utilizado com cautela em pacientes diabéticos.
Contraindicações
Início do tratamento após o 5º dia dos primeiros sintomas;
Uso em pessoas com peso inferior a 40kg;
Uso em pacientes com insuficiência renal grave ou dialítica, uma vez que a dose para essa população ainda não foi estabelecida;
Uso em pacientes com insuficiência hepática grave conhecida ou suspeita de cirrose e insuficiência hepática grave;
Uso com cautela em pacientes com doenças hepáticas preexistentes, anormalidades das enzimas hepáticas ou hepatite;
Quaisquer hipersensibilidades aos componentes da fórmula;
O Paxlovid interage com diversos medicamentos, sendo alguns de uso impeditivo e outros de uso com precaução. As interações medicamentosas podem ser consultadas no site e no Guia do Ministério da Saúde de uso do antiviral nirmatrelvir/ritonavir em pacientes com covid-19, não hospitalizados e de alto risco.
Leia também: GCM de Santos terá todo seu efetivo no reforço à Operação Verão
Comentários