DICA DE PASSEIO

Maior feira gaúcha do Brasil chega a Santos neste mês de julho

Tradicional feira gaúcha homenageia os 150 anos da imigração italiana; evento pode ser visitado até o final do mês, no Blue Med Convention Center

Redação
Publicado em 10/07/2024, às 08h55 - Atualizado às 09h15

FacebookTwitterWhatsApp
ExpoGaúcha começa no dia 19 de julho, no Blue Med Convention Center - Grupo Folklorístico Stella Bianca
ExpoGaúcha começa no dia 19 de julho, no Blue Med Convention Center - Grupo Folklorístico Stella Bianca

A ExpoGaúcha, maior feira gaúcha do Brasil, retorna a Santos no dia 19 de julho e segue com a programação até o dia 28 de julho, com o melhor da cultura, moda, artesanato e culinária do Rio Grande do Sul. O evento ocorre no Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia, em Santos (praça Almirante Gago Coutinho, 29).

Este ano, a ExpoGaúcha celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil e traz, como destaque cultural, a presença do Grupo Folklorístico Stella Bianca, formado por brasileiros de Jarinu, no interior de São Paulo, que realizam um trabalho de pesquisa, preservação e divulgação das danças e músicas das regiões que integram a Itália. Com 20 anos de atuação, o Stella Bianca fará quatro apresentações. Confira:

  • 19 de julho (sexta-feira) às 20h30; 
  • 20 de julho (sábado) às 20h30;
  • 21 de julho (domingo) às 13h30.  

Durante as apresentações, o grupo trará a Cerimônia da Pisa, ou La Pigiatura, a tradicional cerimônia na qual os dançarinos amassam as uvas com os pés e, nessa performance, o público é convidado a participar. Também como atração cultural em todos os dias do evento, os visitantes poderão apreciar as apresentações do grupo de dança gaúcho Herdeiros Farroupilha, com ênfase nas danças tradicionais gaúchas, como fandango, xote, entre outras.

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

Sergio Silva, organizador da ExpoGaúcha, ressaltou a importância de mais uma edição do evento: “Sabemos que a Baixada Santista tem uma forte conexão com a nossa feira e nos dedicamos a trazer o que há de melhor a cada ano”, disse Sergio. Ele ainda ressalta que a 8º ExpoGaúcha Santos manterá seus destaques das edições anteriores, como a costela preparada no fogo de chão, os chocolates de Gramado, as tradicionais cucas, os trajes de frio, trazidos diretamente dos produtores, os queijos, vinhos e salames da serra gaúcha, o artesanato e muito mais. “Não podemos deixar esses itens de fora do nosso evento”, pontuou.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Os ingressos podem ser adquiridos no local, a partir de R$10 (preço promocional, meia-entrada para todos os visitantes). Crianças de até 10 anos não pagam. Na abertura, dia 19, serão disponibilizados 5 mil ingressos por meio do site do evento.  www.expogaucha.com.br ou pela palataforma Sympla.

S.O.S Rio Grande do Sul

Além de poder saborear a tradicional culinária gaúcha e vivenciar a cultura local, os visitantes da feira poderão fazer suas doações para as vítimas das enchentes históricas no Rio Grande do Sul. Serão aceitos alimentos não perecíveis, roupas (em bom estado de uso), cobertores e colchões.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!