RESGATADO NO DIA DE SÃO FRANCISCO

Largado na sarjeta do cais de Santos: gato semimorto retrata a invisibilidade animal

Animal recebeu nome de Francisco, em homenagem ao resgate feito no dia do Santo, e sobreviveu de forma milagrosa, renovando a fé dos santistas

Amanda Oliver
Publicado em 05/10/2021, às 10h37 - Atualizado em 17/05/2022, às 14h07

FacebookTwitterWhatsApp
Gato é resgatado e sobrevive milagrosamente no Dia de São Francisco de Assis  Gato coberto de graxa, deitado de lado, visivelmente doente e com aparência de semimorto - ONG Viva Bicho Santos/ Edição: Portal Costa Norte
Gato é resgatado e sobrevive milagrosamente no Dia de São Francisco de Assis Gato coberto de graxa, deitado de lado, visivelmente doente e com aparência de semimorto - ONG Viva Bicho Santos/ Edição: Portal Costa Norte

A invisibilidade da dor animal é real, todos os dias seres vivos e inocentes agonizam nas ruas, com olhares implorando por ajuda, mas continuam largados à própria sorte.

Seja por insensibilidade ou pressa, milhares e milhares de pessoas cruzam seus caminhos todos os dias com animais necessitados e abandonados e, mesmo assim, a negligência continua.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNnoticiasdeultimahora2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Um gato abandonado estava largado na sarjeta do cais de Santos, no litoral paulista. O animal foi encontrado coberto de graxa, completamente molhado, jogado ao chão e respirando com dificuldade. “Vários carros passando e ele provavelmente vestido com a capa mágica da invisibilidade. Ninguém o enxergou”, explicou uma protetora da Organização Não Governamental (ONG) Viva Bicho nas redes sociais.

O gato semimorto foi resgatado e levado para a Clínica Viva Bicho, na rua Silva Jardim, numeral 329, bairro Vila Matias, estabelecimento parceiro da ONG, onde são realizados os tratamentos para animais resgatados.

“Mais alguns minutos e ele se entregava totalmente, aliás, ele já se entregou, seu coração é que insiste em continuar batendo e seus pulmões respirando. Chegou hipotérmico. Tão gelado que o termômetro quase não conseguiu medir”, desabafou a administração da ONG.

O animal, que foi resgatado no Dia de São Francisco de Assis, nesta segunda-feira (4 de outubro), recebeu tratamento de urgência e, por milagre, reagiu e se manteve vivo durante toda a noite em que ficou internado.

Francisco se recupera lentamente nas dependências da Clínica Viva Bicho (ONG Viva Bicho Santos)

Após a publicação sobre o animal nas redes sociais da ONG, diversos internautas se sensibilizaram com a causa, e se surpreenderam com a coincidência milagrosa do resgate no dia do Santo dos animais.

“Oh meu anjinho, hoje é dia de São Francisco de Assis, ele vai te fazer viver e você vai conhecer o verdadeiro sentido da vida, sem humanos para lhe fazer qualquer mal. E ele continua lutando. Limpinho, seco, aquecido e devidamente alimentado após voltar da sedação”, comentou uma internauta amante dos animais.

Nesta terça-feira (5), o gato acordou com um nome: Francisco, em homenagem ao dia especial do resgate milagroso. E apesar das poucas horas que seu corpo semimorto passou fora das ruas, sua reação já é um milagre.

(ONG Viva Bicho Santos)

“A imagem pode parecer fofa, mas a situação ainda é preocupante. Francisco está com sinais neurológicos, com forte suspeita de intoxicação. Ele está com as pupilas dilatadas, incoordenado, rolando pela baia como se estivesse alucinado. Ele não está fora de perigo, o quadro dele ainda é muito instável, mas estamos fazendo de tudo para reverter isso”, alegaram os protetores da ONG, de acordo com o relatório veterinário.

Dia de São Francisco

Em 4 de outubro é comemorado o Dia de São Francisco de Assis, Santo católico protetor dos animais.

Giovanni di Pietro di Bernardone, nome real de Assis,  era Frade em uma igreja católica na Itália, nascido em meados de 1182 e falecido em 3 de outubro de 1226, viveu uma juventude mundana e se converteu em sua vida adulta, criando a ordem medicante dos Frades Menores, conhecida atualmente como os Franciscanos.

O homem foi a primeira figura religiosa dos santos no cristianismo que levou para as pregações o amor empregado a todos os seres, igualando como irmãos, surgindo o profundo respeito dos franciscanos para com os animais.

“Todos os seres são iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final”. - São Francisco de Assis

Ajude a ONG Viva Bicho

A ONG Viva Bicho está com mais de 100 animais resgatados em suas dependências, todos em tratamento, pois em sua grande maioria, foram tirados da rua em situações lastimáveis, atuando há 21 anos, a organização precisa de ajuda para cuidar dos diversos animais. Caso esteja interessado em ajudar, entre em contato com o número (13) 99618-0179. Chave Pix: 04024684000112 (CNPJ).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!