GUERRA DOS PATINETES

JET repassa multas a clientes e FlipOn encerra atividades em Santos

Uso de patinetes elétricas na cidade passa por desafios, após JET ter mais de 200 veículos apreendidos; FlipOn encerra atividades após quase 3 anos

Rebeca Freitas
Publicado em 26/02/2024, às 16h57 - Atualizado às 17h10

FacebookTwitterWhatsApp
Patinetes roxas, da FlipOn, deixaram de circular em Santos, no sábado (24) - Glauber Traldi
Patinetes roxas, da FlipOn, deixaram de circular em Santos, no sábado (24) - Glauber Traldi

A mobilidade urbana alternativa, em Santos, passa por mudanças no cenário das patinetes elétricas. A JET, presente há quatro meses na cidade, já se tornou a principal locadora de patinetes do município, com uma frota de aproximadamente 600 veículos. A marca anunciou, nesta segunda (26), medidas para coibir o desrespeito às regras de trânsito; uma delas é o repasse de multas aos próprios usuários que infringirem a lei. Por outra via, a marca FlipOn encerrou suas atividades em Santos, após quase três anos, sob a alegação de concorrência desleal.

Multas da JET agora vão para clientes 

Recentemente, mais de 240 patinetes elétricas foram apreendidas em operações da Guarda Civil Municipal  e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, a maioria delas da JET. A empresa comunicou que, a partir de agora, os usuários que descumprirem as regras de trânsito estarão sujeitos a multas e taxas. As multas por excesso de velocidade e estacionamento inadequado podem chegar a R$ 150.

multa jet
Veículos com mais de uma pessoa podem ser multados em R$ 150 - Divulgação/ JET

A empresa destaca que suas patinetes, caracterizadas pela cor marcante azul, são equipadas com sinalização noturna e tecnologia de geolocalização, e que a velocidade dos veículos é limitada conforme a legislação local, contribuindo para a segurança no trânsito.

Além disso, a JET afirma investir em educação aos usuários, com instrutores disponíveis em pontos da orla, para ministrar aulas de direção, noções de condução, frenagem e manobras, além de outras regras locais. 

FlipOn encerra atividades

A FlipOn, que atuava há cerca de três anos em Santos, anunciou o encerramento de suas atividades na cidade. O responsável pela marca na cidade, Glauber Traldi, alegou ao Portal Costa Norte que a decisão foi motivada pela concorrência. O último dia de operação das patinetes roxas, em Santos, foi no sábado (24).

Disse Traldi: “Dificuldades começaram a surgir e se tornou financeiramente inviável a operação. Depois do acidente com vítima, em janeiro, com um veículo da JET, a prefeitura ficou bem mais rigorosa na fiscalização de patinetes”

O empresário destaca que a empresa sempre seguiu as leis de trânsito de Santos, e que suas patinetes não circulavam fora da zona da orla. Com 500 patinetes, inicialmente, a empresa reduziu a frota para 150, em 2023. Ele afirma que, agora, os equipamentos serão realocados e os trabalhos iniciados em outra cidade.

Em nota enviada ao Portal Costa Norte, a prefeitura de Santos informou que a CET-Santos, com apoio da Guarda Civil Municipal, realiza a fiscalização para coibir abusos na condução de patinetes, mas não forneceu detalhes sobre a regularização das empresas.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!