APARIÇÃO RARA

Instituto Biopesca continua monitorando toninha na Ponta da Praia, em Santos (SP)

Espécie foi vista pela primeira vez em 25 de julho em um trecho de mar na Ponte dos Práticos

Da redação
Publicado em 03/08/2021, às 21h37 - Atualizado às 21h42

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

Desde o dia 25 de julho, o Instituto Biopesca vem monitorando uma toninha (Pontoporia blainvillei) que está em um trecho de mar na Ponte dos Práticos, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Trata-se de uma jovem fêmea, aparentemente saudável.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortesonoticias3 & receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

O avistamento da toninha nessa área é um fenômeno raro porque dificilmente essa espécie é observada, já que apresenta um comportamento discreto e tímido. Além disso, o animal tem sido avistado sozinho, fato incomum porque as toninhas vivem em grupos. Esses fatores se somam ao local onde permanece, muito movimentado em função de atividades portuárias e náuticas.

Essa ação para proteção da toninha é um trabalho em rede coordenado pelo CMA/ICMBio (Centro de Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) e participação do Instituto Biopesca, Unesp/CLP (da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Litoral Paulista), do Instituto Gremar e do Projeto Toninhas/Univille.

De acordo com o Instituto Biopesca, o monitoramento é ininterrupto e realizado à distância durante 24 horas, consistindo na observação do animal. O objetivo é colher o maior número possível de informações do seu comportamento e da sua biologia, bem como investigar os motivos da sua presença na área. Esses dados colaborarão com estudos voltados à sua proteção.

A toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada do Brasil. Suas características diferem de outros golfinhos. Por exemplo, ela vive em águas costeiras e rasas, com profundidade de até 30 metros, e não faz migrações, enquanto outros golfinhos ocorrem em alto-mar e fazem longas viagens. O Instituo agradece à Praticagem de São Paulo, que tem dado o apoio necessário à operação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!