Império da Vila tem samba-enredo impactante, homenageando a trajetória de João Henrique Corrêa da Luz, O Makumba, que em 2022 completou 50 anos se dedicando ao samba
Depois de dois anos sem carnaval, a cidade de Santos definiu a programação para o Carnaval 2023. O Desfile das Escolas de Samba de Santos está marcado para as noites de 10 e 11 de fevereiro, uma semana antes da data oficial da festa.
Essa antecipação ocorre desde 2016 para que os membros das 16 agremiações do município possam participar e/ou desfilar nas grandes escolas de São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com o sorteio realizado em setembro de 2022, no primeiro dia de desfile, entram na passarela do samba, pela ordem, Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias. Na sequência, desfilam as agremiações do grupo de especial: Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas.
No segundo dia, entram na avenida: Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra. Outras cinco escolas do grupo especial fecham o desfile: Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
Para que você já sinta o gostinho de carnaval e conheça a história dessas escolas, o Portal Costa Norte preparou uma série especial com tudo o que você precisa saber sobre essas 16 agremiações. Os conteúdos serão lançados ao longo de duas semanas, com duas escolas por dia, até o dia dos desfiles.
A escola de samba de Santos, Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Império da Vila ou somente, Império da Vila, criada em 12 de junho de 2010, levará para o sambódromo um samba-enredo impactante, além da temática, homenageando a trajetória de João Henrique Corrêa da Luz, O Makumba, que em 2022 completou 50 anos se dedicando ao samba.
A escola será a segunda a entrar na avenida, no segundo dia dos desfiles, 11 de fevereiro. A escola contará com cerca de 600 pessoas, dividas em 10 alas. A escola leva como identidade visual as cores branco, azul e vermelho, e tem como símbolo um tigre.
"Makumba - Do Culto Mágico à Magia do Samba"
Vou lá! Vou pra avenida sambar
A Vila mandou me chamar
O meu Império hoje levanta poeira…
Zoeira, ôôô, zoeira!
Filho de Ogum
Abençoado pelo orixá
Nasce um menino de luz
Seu axé lhe conduz
Ao mundo da cultura popular
Corre o tempo na história
Foi conhecer o azul de Madureira
Mas se apaixonou
Pela “magia” da X-9 a pioneira
De batuqueiro a compositor
E dos seus sambas teve um que lhe encantou
Emocionou ao ver o povo cantar
Pois a alegria não vai acabar
A banda a tocar, ôôôô
Hoje tem alegria... Sim, senhor!
Nasceu um novo amor, Vila Maria!
Que consagrou a sua eterna parceria!
A arte de criar, o sonho veste a fantasia…
São tantos carnavais, enredos geniais…
Na locução a maestria
Na experiência o dom de ensinar!
Foi fundador…
O Conselho do Samba se formou
E valorizou tanta gente bamba…
Pra sempre seu nome será
Lembrado pelo meu tigre imperial
Makumba… Cinquenta anos no meu Carnaval!
Compositores: Paulo da Magia, Makumba, Makumbinha, César Feitiço, Fabinho Novaes, Paulinho Chiclete e Toninho 44
Intérprete: Makumbinha
Comentários