DESESPERO NA TRAVESSIA SANTOS-GUARUJÁ

Imagens impressionantes. Veja como foi a colisão entre navio e balsas que levou pânico à travessia

Trabalhadores e pessoas que estavam nos carros viveram momentos de tensão no início da tarde de domingo, 20. Carros desciam pouco antes do acidente no píer de pedestres

da Redação
Publicado em 20/06/2021, às 17h26 - Atualizado às 17h44

FacebookTwitterWhatsApp
Atracadouro do meio foi o mais danificado e a embarcação de containeres teve um rasgo no casco - Reprodução
Atracadouro do meio foi o mais danificado e a embarcação de containeres teve um rasgo no casco - Reprodução

Funcionários da Dersa e demais pessoas que estavam dentro dos carros que estavam numa das balsas que faziam a travessia Santos-Guarujá (SP) viveram momentos de tensão na tarde de domingo, 20. O atracadouro foi atingido acidentalmente por uma embarcação de containeres, que perdeu o controle. Por pouco o transtorno não foi pior.

https://www.youtube.com/watch?v=QymUmyv4wF0&feature=youtu.be

Dezenas de imagens foram registradas e circulam na internet mostrando a intensidade da batida. Por esse vídeo publicado na página Viver em Santos e Região é possível ter uma dimensão do estrago.

https://www.instagram.com/p/CQWnKYAhf_C/?utm_medium=share_sheet

Por esse outro ângulo também publicado na página Viver em Santos e Região se percebe a surpresa de quem estava pelo local.

https://www.instagram.com/p/CQWepCsh4mX/

A embarcação de containeres também ficou danificada com um buraco, como pode ser observado no vídeo a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=2NH_1oJDC_Y&feature=youtu.be

O terminal de passageiros também ficou danificado e a travessia ficou suspensa por 1h20. Nessas últimas imagens da página SurDrone Bertioga se vê o navio deixando o local, e o estrago ficando pra trás.

https://www.instagram.com/p/CQWkl3VnhxN/

Apuração e causas

O Departamento Hidroviário informou que um navio bateu e danificou a plataforma de embarque de ciclistas, no lado Guarujá. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Capitania dos Portos com apoio da Marinha.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/cnlitoralconectado3 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲.

De bandeira dinamarquesa, o navio Cap San Antonio, estava carregado no momento do acidente. A embarcação estava atracada no Porto de Santos e tinha como destino o porto de Paranaguá (PR).

O Capitão de Mar e Guerra Marcelo de Oliveira Sá, Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, informou já ter tomado conhecimento. "Mandei uma equipe de inspeção naval e os peritos. Pelo que me chegou de informação, a princípio não houve vítimas e poluição ambiental. Determinei também que o navio ficasse lá no fundeadouro, para que a classificadora emitisse um laudo, para avaliar se o navio possui condições de prosseguir viagem".

Autoridade Portuária

A Santos Port Authority – SPA informou que o navio de contêineres Cap San Antonio, atingiu um flutuador utilizado para embarque e desembarque de ciclistas das balsas que fazem a travessia Santos-Guarujá e que devido ao acidente, por determinação da Capitania dos Portos - responsável em conduzir a investigação sobre o acidente, a embarcação deverá permanecer na área de fundeio para a avaliação das condições de segurança.

O acidente segundo a Autoridade Portuária, não impactou as operações do Porto de Santos nem a navegação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!