PIRATARIA EM ALTO-MAR

Homem é flagrado contrabandeando whisky e chips de celular a tripulantes de navio, em Santos (SP)

Flagrante ocorreu nos ancoradouros de navios, na direção do Porto de Santos e resultou em infração aduaneira e diversas apreensões; após ouvido o homem foi liberado e responderá em liberdade

Da redação
Publicado em 28/06/2021, às 09h34 - Atualizado às 10h41

FacebookTwitterWhatsApp
Homem é flagrado contrabandeando whisky e chips de celular a tripulantes de navio, em Santos (SP) - Foto: Polícia Militar Marítima SP
Homem é flagrado contrabandeando whisky e chips de celular a tripulantes de navio, em Santos (SP) - Foto: Polícia Militar Marítima SP

Um homem de 37 anos foi detido, no sábado (26), na região dos ancoradouros dos navios que aguardam para adentrar no Porto de Santos, o flagrante foi realizado pela equipe de Policiamento Ostensivo Náutico, por meio da Polícia Militar Ambiental Marítima de SP, subordinada ao 3° BPAmb.

Durante patrulhamento com vistas a pirataria, a equipe visualizou uma pequena embarcação encostada em um dos navios, com bandeira da Libéria. O suspeito, ao notar a lancha-patrulha da PM, tentou fugir, contornando o navio, porém sem sucesso, sendo interceptado pela equipe em seguida.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/Costanorteinforma4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Após abordagem, busca pessoal, pesquisas, e vistoria na embarcação, foram localizadas 24 garrafas de whisky, 22 cartões de telefonia celular, já habilitados e $250,00 dólares, equivalente a R$ 1.233.

Homem é flagrado contrabandeando whisky e chips de celular a tripulantes de navio, em Santos (SP) (Foto: Polícia Militar Maritima SP)

Todo os produtos estavam escondidos em baixo de uma grande rede de pesca, na intenção de ludibriar a fiscalização, porém, sem êxito. Após entrevista, o homem confessou que estaria realizando a venda dos produtos aos tripulantes dos navios.

De acordo com a PM Marítima, a ação de "Embarcação atracar ao navio, de modo a tornar possível o transbordo de pessoa ou carga, sem observação das normas legais e regulamentares", caracteriza Infração Aduaneira, conforme o inciso III do artigo 688 do Regulamento Aduaneiro, e resulta em penalidade de "perdimento", com base no parágrafo 1° da mesma normativa.

Com base nessa normativa, a embarcação utilizada na infração, um pequeno bote de fibra de vidro, na cor vermelha e o motor de popa 30hp, bem como toda a mercadoria, foram apreendidos.

A ocorrência foi apresentada à autoridade alfandegária, onde o analista tributário da Receita Federal depositou a apreensão em local próprio e abriu inquérito sobre a ação. Após ouvido, o infrator, que é do estado do Paraná, foi liberado e responderá em liberdade.

Homem é flagrado contrabandeando whisky e chips de celular a tripulantes de navio, em Santos (SP) (Foto: Polícia Militar Marítima SP)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!