ATENÇÃO SANTOS

Há mais de 3 mil residências em áreas de risco nos morros de Santos

Em casos de emergência, o munícipe pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193

Da redação
Publicado em 04/01/2022, às 17h17 - Atualizado às 17h39

FacebookTwitterWhatsApp
Em casos de emergência, o munícipe pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 - Divulgação
Em casos de emergência, o munícipe pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 - Divulgação

Na manhã desta terça-feira (4), o grupo técnico que compõe o Plano Preventivo da Defesa Civil de Santos (PPDC) visitou 102 residências em áreas de risco de deslizamento nos morros Santa Maria e Nova Cintra, orientando os moradores sobre como agir em eventuais emergências durante o período de chuvas de verão. Desde 1º de dezembro do ano passado, 3.169 já foram visitadas com este objetivo.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/Costa013noticias

E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A equipe, composta por 12 pessoas vinculadas à Defesa Civil, Guarda Municipal e às secretarias de Saúde (SMS), Serviços Públicos (Seserp) e de Infraestrutura e Edificações (Siedi), distribuiu panfletos e prestou informações oralmente à população para que observem sinais que representam algum tipo de risco, como trincas nas paredes ou no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados.

O agente da Defesa Civil, Vinícius Aguiar, explica que a ação é feita anualmente em época de chuvas fortes, entre dezembro e abril, priorizando residências localizadas em áreas de risco alto.

“Visitamos as casas nos morros e encostas, que podem sofrer algum tipo de dano caso ocorram deslizamentos de terra ou queda de árvores, por exemplo”.

A munícipe Luciene Aparecida mora no bairro há 26 anos e aprovou a ação.

“Eu fico mais tranquila em saber que estão fazendo este trabalho. Sempre que chove forte fico preocupada”.

Em casos de emergência, o munícipe pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Também é possível se cadastrar para receber alertas de tempestades por SMS, enviando o CEP para o telefone 40199.  

PREVENÇÃO

O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, explica que esse trabalho faz parte da preparação da população para enfrentar as situações de desastres. “Nosso objetivo é levar informações e dar condições para a sua autoproteção”.  

Além das visitas, a equipe técnica realiza reuniões periódicas do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) com a população, abordando assuntos como primeiros-socorros, prevenção e combate a incêndio e riscos geológicos.

Nesta semana, o grupo vai orientar moradores dos morros da Caneleira e Santa Maria. Até 30 de abril, quando se encerra o PPDC, o trabalho deve ser realizado em todas as áreas consideradas de alto risco pela Defesa Civil, totalizando cerca de 4 mil visitas.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!