VACINAÇÃO

Gestantes e puérperas de Santos recebem vacina bivalente contra a covid a partir desta segunda (20)

Vacina bivalente, de segunda geração, protege contra o coronavírus original e contra a variante Ômicron

Da redação
Publicado em 20/03/2023, às 10h43 - Atualizado às 15h19

FacebookTwitterWhatsApp
Para ter acesso à vacina bivalente, as gestantes e puérperas precisam ter pelo menos duas doses de vacina anteriores contra a covid-19 Gestantes e puérperas de Santos recebem vacina bivalente contra a covid a partir desta segunda (20) Gestante sendo vacina - Prefeitura de Santos
Para ter acesso à vacina bivalente, as gestantes e puérperas precisam ter pelo menos duas doses de vacina anteriores contra a covid-19 Gestantes e puérperas de Santos recebem vacina bivalente contra a covid a partir desta segunda (20) Gestante sendo vacina - Prefeitura de Santos

A partir desta segunda-feira (20), as gestantes e as puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) que moram em Santos passam a ter direito à vacina bivalente contra a covid-19. As doses estarão disponíveis nas policlínicas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 15h30, em unidades divulgadas às sextas-feiras no Santos Portal.

A vacina bivalente, de segunda geração, protege contra o coronavírus original e contra a variante Ômicron. Para ter acesso à vacina bivalente, as gestantes e puérperas precisam ter pelo menos duas doses de vacina anteriores contra a covid-19, a última há no mínimo 4 meses. Esse é o mesmo esquema de outros públicos-alvo da campanha: idosos a partir de 60 anos, quilombolas, pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência ou abrigos e os profissionais que trabalham nestes locais.

Já para os imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade, o esquema de acesso à vacina bivalente muda: precisam ter pelo menos três doses anteriores para que a bivalente seja aplicada após intervalo de no mínimo quatro meses (122 dias) da dose anterior. Quem não tiver tomado as três doses anteriores terá de completar o esquema vacinal com as vacinas de primeira geração para, somente após quatro meses da última aplicação, ter acesso à vacina bivalente.

Documentos

Para ter acesso à vacina, é necessário levar à policlínica o CPF, documento com foto, comprovante de residência em Santos e as carteirinhas com as doses anteriores anotadas. Os imunossuprimidos devem apresentar laudo médico que comprove a sua condição clínica; as grávidas, a carteirinha de pré-natal; e as puérperas, algum documento que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias.

Acamados

Pessoas acamadas que fazem parte do grupo contemplado nesta fase da campanha de vacinação devem encaminhar um representante (família ou cuidador) à policlínica de referência do seu endereço com seus documentos pessoais (CPF, comprovante de residência) para efetuar cadastro.

Outras fases

Aos poucos, outros públicos serão contemplados. De acordo com o Documento Técnico de Vacinação da Covid-19 do Governo do Estado de São Paulo, a próxima fase da campanha tem início em 17 de abril, destinada aos trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos 11 meses e 29 dias; funcionários do sistema de privação de liberdade.

Leia também: Famílias em acolhimento fazem passeio de escuna em Santos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!