DOE SANGUE

GCMs e moto clube promovem ação de doação de sangue, em Santos (SP)

2ª Mega Ação Social Mundial, será realizada neste sábado (25) e conta com apoio da GCM de Santos

Da redação
Publicado em 22/06/2022, às 09h34 - Atualizado às 10h45

FacebookTwitterWhatsApp
2ª Mega Ação Social Mundial, será realizada neste sábado (25) e conta com apoio da GCM de Santos - Divulgação
2ª Mega Ação Social Mundial, será realizada neste sábado (25) e conta com apoio da GCM de Santos - Divulgação

A doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar até quatro vidas. Visando estimular a prática desse ato e reforçar o estoque dos três hemonúcleos de Santos, a Guarda Civil Municipal (GCM) fez, nesta terça-feira (21), na Praça das Bandeiras, no bairro Gonzaga, a divulgação da 2ª Mega Ação Social Mundial, que será realizada neste sábado (25). A iniciativa, em parceria com o Moto Clube Insanos, tem o apoio da Secretaria de Saúde (SMS).

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Guardas municipais e integrantes do Moto Clube conversaram com pessoas que passavam pela orla do Gonzaga e distribuíram folhetos sobre a ação que continham informações dos locais de doação, por exemplo. Na faixa de areia, a distribuição foi feita por guardas em quadriciclos. 

Entre os pedestres, banhistas e ciclistas abordados estava o aposentado Cláudio Alves da Cruz, 60 anos. Portador do sangue O+ e frequente doador, o morador do Gonzaga fez questão de estacionar sua bicicleta para conversar com os integrantes da campanha.

"Sempre doei sangue e sei que as redes hospitalares seguem precisando de ajuda, principalmente nesse período de pandemia de covid. Parabenizo esse tipo de ação, porque a vida é o nosso bem mais precioso".

Ao contrário do aposentado, a dona de casa Valdirene Becatti, 50, que fazia a caminhada matinal pela orla, nunca doou. Após receber orientações sobre a campanha, disse que vai participar e ainda levar os familiares.

"Mesmo sem ter medo de agulha (risos), nunca doei sangue. Sei que é um ato muito importante e gostei bastante de saber sobre a campanha. Inclusive vou levar meu marido e meu filho para doarem no sábado também", afirmou a moradora do Marapé.

A 2ª Mega Ação Social Mundial será realizada em três hemonúcleos da Cidade: Santa Casa de Santos (Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara), das 7h às 14h; Hospital Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão), das 7h30 às 14h; Banco de Sangue de Santos (Rua Dr. Armando Salles de Oliveira, 138, Boqueirão), das 8h30 às 12h30.

Conscientização

Organizador do evento, o diretor regional do Moto Clube Insanos, Jefferson Andrade, fala do papel do grupo na conscientização sobre o ato de solidariedade.

"Nosso clube está presente em 21 países e ações sociais já fazem parte do nosso lema. Somente na Baixada temos mais de 150 integrantes e quem não puder doar neste sábado, vai levar duas ou três pessoas para reforçar os estoques. Esperamos contribuir para reforçar os hemonúcleos de Santos".

O coordenador da Guarda Municipal, Antônio Carlos da Silva, reforçou que a ação é uma forma de lembrar a relevância do gesto em qualquer período do ano.

"Embora a doação seja do conhecimento de muita gente, campanhas como essa demonstram a importância de doar em todas as épocas do ano, para os bancos estarem sempre abastecidos". 

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos, que não tenham hepatites B ou C, doença de Chagas, sífilis, Aids (HIV) ou HTLV. Já as gestantes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto.

Para fazer a doação, é recomendado estar alimentado (fora de jejum) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Caso a doação seja feita após o almoço, deve-se aguardar duas horas após a refeição. Também é recomendado evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas anteriores.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Se estiver gripado, é preciso esperar sete dias ou mais após a recuperação da doença. Os doadores também não podem ter tomado bebida alcóolica nas últimas 12 horas anteriores à coleta, e devem estar sem fumar há, no mínimo duas horas. Mulheres devem esperar 90 dias para nova doação. Homens, 60 dias.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!