A VOLTA DOS FUZILEIROS

Fuzileiros navais reforçarão a segurança em Santos

Determinação partiu de portaria publicada pelo comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e pretende aumentar a segurança no município


Da redação
Publicado em 27/01/2023, às 15h34 - Atualizado às 17h04

FacebookTwitterWhatsApp

Fuzileiros navais voltarão a operar na região de Santos Fuzileiros navais reforçarão a segurança em Santos Soldado fuzileiro naval em embarcação olhando para o mar, com pôr do sol ao fundo - Marinha do Brasil
Fuzileiros navais voltarão a operar na região de Santos Fuzileiros navais reforçarão a segurança em Santos Soldado fuzileiro naval em embarcação olhando para o mar, com pôr do sol ao fundo - Marinha do Brasil

Santos terá, em breve, um grupamento de fuzileiros navais para reforçar a segurança no município. A portaria nº 11, que define a criação do Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos (GptFNSantos), foi publicada na segunda-feira (23) e prevê uma sede em Santos para contribuir com a missão do distrito sob o comando de um capitão de fragata do Corpo de Fuzileiros Navais.

A Capitania dos Portos de Santos, também pertencente à Marinha - assim como os fuzileiros navais -, confirmou a informação e acrescentou que ainda não há datas previstas para a implantação do novo grupamento. Segundo o assessor de imprensa do órgão, o mesmo grupamento foi implantado na década de 50, mas acabou extinto pela baixa demanda da época.

Agora, ainda segundo a Capitania, com a ascensão do Porto de Santos e a preocupação com a segurança do maior porto da Améria Latina, o grupamento será recriado. A portaria descreve que será implantado de modo progressivo. "Conforme as disponibilidades orçamentárias e de Próprios Nacionais Residenciais para o Comandante e a tripulação, consoante os atos baixados pelo Comandante de Operações Navais".

A portaria foi publicada pelo comandante da Marinha, o almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que assumiu o posto em 5 de janeiro de 2023 em cerimônia presidida pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, no Clube Naval de Brasília

Confira a portaria na íntegra:

"PORTARIA Nº 11/MB/MD, DE 23 DE JANEIRO DE 2023

Altera a Portaria n° 61/MB, de 4 de fevereiro de 2015, que criou o Grupamento de Fuzileiros Navais de São Paulo e dá outras providências.

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 4° e 19 da Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do Anexo I ao Decreto n° 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:

Art. 1° Alterar os arts. 1°, 2° e 3° da Portaria n° 61/MB, de 4 de fevereiro de 2015, publicada no Diário Oficial da União n° 25, de 5 de fevereiro de 2015, Seção 1, página 16, que criou o Grupamento de Fuzileiros Navais de São Paulo (GptFNSP), que passam a vigorar com as seguintes redações:

“Art. 1° Criar, na Estrutura Regimental do Comando da Marinha, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos (GptFNSantos), Organização Militar com autonomia administrativa, com sede na Cidade de Santos, Estado de São Paulo, subordinado ao Comando do 8° Distrito Naval, com o propósito de contribuir para o cumprimento da missão daquele Distrito, sob o comando de um Capitão de Fragata do Corpo de Fuzileiros Navais.”(NR)

“Art. 2° A implantação do GptFNSantos será efetivada de modo progressivo, conforme as disponibilidades orçamentárias e de Próprios Nacionais Residenciais para o Comandante e a tripulação, consoante os atos abaixados pelo Comandante de Operações Navais.”(NR)

“Art. 3° Durante a fase de implantação, fica criado o Núcleo de Implantação do Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos (NI-GptFNSantos) o qual deverá, gradativamente, assumir a responsabilidade pela estrutura física, organizacional e orçamentária do GptFNSantos.

Parágrafo único. O Núcleo de que trata este artigo terá suas atividades e organização estruturadas por um Regulamento provisório, aprovado pelo Comandante de Operações Navais e será considerado automaticamente extinto por ocasião da Cerimônia de Mostra de Ativação do GptFNSantos.”(NR)

Art. 2° Esta Portaria entra em vigor em 24 de janeiro de 2023.

Marcos Sampaio Olsen"

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!