NOVO MORADOR

Filhote de pinguim é o mais novo morador do Aquário de Santos

A pequena e tímida ave nasceu no último dia 30 de novembro e já pode ser vista no Aquário Municipal

Da redação
Publicado em 14/12/2022, às 14h20 - Atualizado às 14h44

FacebookTwitterWhatsApp
Atualmente, o parque santista conta com um dos maiores recintos de pinguins do Brasil Filhote de pinguim é o mais novo morador do Aquário de Santos Filhote de pinguim no Aquário de Santos - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
Atualmente, o parque santista conta com um dos maiores recintos de pinguins do Brasil Filhote de pinguim é o mais novo morador do Aquário de Santos Filhote de pinguim no Aquário de Santos - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Ele tem apenas 20 centímetros de altura e cerca de 700 gramas, mas já esbanja simpatia ao caminhar e promete chamar a atenção de quem visitar o Aquário Municipal de Santos. É o filhote de um casal de pinguins, que nasceu no último dia 30 de novembro e agora se junta às outras 20 aves do parque santista.

Aos 15 dias de idade, e ainda tímida, a pequena ave já arrisca os primeiros passos fora da toca, onde deve permanecer a maior parte do tempo até os dois meses de vida. Somente após este período, com a troca de plumagem, ele terá seu primeiro contato com a água. Trata-se de um processo natural, já que as atuais plumas possuem baixa impermeabilização dificultando o mergulho.

Após adquirir as novas plumas, o filhote terá uma cor mais acinzentada; após um ano, ganhará as cores de um pinguim adulto que são as tradicionais preta e branca. A maturidade sexual só será atingida com cinco anos de idade, segundo a veterinária do Aquário, Cristiane Lassalvia.

Embora receba suplementação da equipe técnica do parque, o filhote irá se alimentar com o auxílio dos pais nos primeiros meses de vida. Curiosamente, o casal regurgita as porções de manjuba e sardinha que são consumidas duas vezes ao dia. O processo auxilia de forma natural na alimentação da cria. “Além de alimentá-lo, esse hábito contribui com a criação de anticorpos do novo pinguim”, explicou Cristiane.

Atualmente, o parque santista conta com um dos maiores recintos de pinguins do Brasil. São 110 metros quadrados distribuídos em três ambientes: dois climatizados a 17 graus e um solário que permite que o animal receba sol, necessário para a absorção de vitamina D e a manutenção das penas.

“Criamos um cenário semelhante ao que eles encontrariam na natureza. Oferecemos feno e alfafa aos pinguins, que constroem seus ninhos. Essa naturalidade, com o mínimo de intervenção na rotina deles, promove mais qualidade de vida aos animais”, concluiu o biólogo e coordenador do Aquário, Alex Ribeiro.

O jovem pinguim já pode ser visto no Aquário Municipal às segundas e terças-feiras e de quinta a domingo das 9h às 18h (a bilheteria fecha às 17h30). O parque santista fica localizado na Praça Vereador Luiz La Scala, s/nº, na Ponta da Praia. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).

Leia também: Santos: exposição de presépios é aberta no Santuário do Valongo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!