ALERTA DE GOLPE

Falsos servidores do Procon enganam feirantes em Santos (SP)

Órgão alerta para golpistas exigindo pagamento de taxa inexistente e vendendo Código de Defesa do Consumidor que é distribuído gratuitamente

Da redação
Publicado em 10/06/2022, às 11h51 - Atualizado às 14h21

FacebookTwitterWhatsApp
Código de Defesa do Consumidor é distruibuído gratuitamente 2 - Falsos servidores do Procon enganam feirantes em Santos Código de Defesa do Consumidor - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos
Código de Defesa do Consumidor é distruibuído gratuitamente 2 - Falsos servidores do Procon enganam feirantes em Santos Código de Defesa do Consumidor - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos

Pessoas se apresentando como funcionárias do Procon de Santos estão vendendo exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e exigindo o pagamento de uma taxa inexistente, que varia entre R$ 39 e R$ 79.

Nesta quinta (9), golpistas foram em barracas nas feiras e lojas no município. Após a ação ser denunciada por comerciantes que perceberam o embuste, a prefeitura emitiu um alerta na mesma data.

O documento vendido pelos golpistas, esclareceu o Procon santista, é distribuído gratuitamente em ações legítimas do órgão.

Código de Defesa do Consumidor é distruibuído gratuitamente 2 - Falsos servidores do Procon enganam feirantes em Santos Código de Defesa do Consumidor (Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos)

Ronaldo Ferreira, coordenador do Procon de Santos, disse que abordagens suspeitas em nome do órgão podem ser denunciadas pelo e-mail [email protected].

“Nossa legislação obriga que os estabelecimentos tenham o CDC. Mas eles [golpistas] chegaram na feira, onde a gente não os obriga a ter o Código, e cobraram pelo exemplar e por uma taxa para exercício da atividade”, explica Ronaldo, que completa.

 “O Procon não vende nenhuma espécie de exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Todo o material é distribuído de graça. Não cobramos taxas de absolutamente nada. Nossos agentes andam também devidamente identificados, com crachá do Procon-Santos”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!