FÉRIAS DE JULHO

Exposição sobre evolução humana desembarca em shopping santista

Exposição gratuita Caminhos da Evolução começa nesta sexta-feira (28), no Miramar Shopping, e segue até o dia 31 de julho

Redação
Publicado em 28/06/2024, às 10h11 - Atualizado às 10h20

FacebookTwitterWhatsApp
Exposição conta com reconstituição in vivo de Lucy, a mais conhecida ancestral humana - Divulgação
Exposição conta com reconstituição in vivo de Lucy, a mais conhecida ancestral humana - Divulgação

A história evolutiva da humanidade é tema de uma exposição que começa nesta sexta-feira (28), no Miramar Shopping, em Santos. A mostra Caminhos da Evolução conta com réplicas de crânios ancestrais, objetos da época e muito mais, e segue até o dia 31 de julho, em todos os pisos do centro de compras, com visitação gratuita, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22 horas; e aos domingos e feriados, das 12h às 22 horas.

Os elementos expostos mostram a trajetória humana desde os Sahelanthropus tchadensis, exemplar mais antigo da linhagem, até o Homo Sapiens. O público verá aspectos dos primeiros passos da bipedia, evolução craniana e do cérebro, a mudança da fisionomia e elucidar sobre a sabedoria tecnológica da época da Pedra Lascada.

Os visitantes também vão se encantar com uma reconstituição in vivo e o esqueleto completo de Lucy, a mais conhecida ancestral humana. Considerada por alguns cientistas como a ‘mãe da humanidade’, o fóssil possibilitou aos estudiosos entenderem melhor a formação dos humanos. 

Para quem quiser registrar esse período pré-histórico, também há um ponto instagrámavel, demonstrando características evolutivas de ‘Lucy’, um chimpanzé e o homem moderno, por meio de uma animação com legendas, criada pela Academia de Ciências da Califórnia. Além disso, o shopping receberá um acervo notável com seis réplicas de crânios das principais espécies de hominídeos, com suas reconstruções. As peças possuem rigor científico, presente nos grandes museus internacionais.

Para Mayara Nogueira, gerente de marketing do Miramar Shopping, a exposição será uma porta de entrada para o aprendizado por meio da diversão. “É um momento de passeio, mas também de reflexão. Queremos conectar as famílias por meio do conhecimento histórico-científico, fazer pensar e aprender mais sobre a evolução da nossa própria espécie, ainda mais de forma tão criativa”, disse. O Miramar Shopping fica na rua Euclides da Cunha, nº 21 - Gonzaga.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!