FESTIVAL DE SURFE

Escola Radical de Santos celebra 32 anos com o Prancha Oca Santos Longboard Festival

Evento reúne surfistas de todo o país em comemoração ao aniversário da primeira escola pública de surfe do Brasil

Da redação
Publicado em 07/06/2023, às 15h38 - Atualizado às 16h00

FacebookTwitterWhatsApp
Festival de surfe comemora 32 anos da pioneira Escola Radical de Santos  Homem na praia surfando no mar. - Arquivo/ Portal Costa Norte
Festival de surfe comemora 32 anos da pioneira Escola Radical de Santos Homem na praia surfando no mar. - Arquivo/ Portal Costa Norte

A Escola Radical de Surf de Santos, referência em todo país pelo seu pioneirismo na modalidade e primeira escola pública de surfe do Brasil, comemorará seu 32º aniversário no dia 23 de junho. Para celebrar esta data, nos dias 24 e 25, a praia da Pompéia será palco do Prancha Oca Santos Longboard Festival, um evento que reunirá longboarders de todas as gerações do país.

O Dia do Surfista, que é parte do calendário oficial da cidade de Santos desde 2003 de acordo com a Lei Municipal 2.172, será lembrado no festival. Em 2000, a cidade foi a primeira no Brasil a introduzir a disciplina de surfe nas faculdades de educação física na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

As inscrições para o festival estarão abertas até o dia 15, ou enquanto houver disponibilidade, com um total de 180 vagas para alunos e 132 vagas para não alunos, distribuídas nas categorias Open Feminino, Open Masculino, Open -18 e Open Ohana.

De acordo com o coordenador da Escola Radical, Cisco Araña, o festival é realizado anualmente, mas este ano promete ser ainda mais especial. “É uma honra realizar esse evento, que já faz parte do calendário da cidade, e que ficará ainda maior com a adesão da comunidade”.

Cisco destaca que a escola pública de surfe só é possível graças à parceria público-privada entre a prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Esportes (Semes), e a Blue Med Saúde. “São ações como esta que tornaram Santos uma referência mundial no surfe no que diz respeito à gratuidade, à inclusão e à acessibilidade”, enfatiza.

O secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, ressalta a importância da escola para a cidade e para a modalidade. “Santos possui um pioneirismo histórico no nascimento do surfe no Brasil. E a criação da primeira escola pública exatamente aqui, na nossa cidade, é um marco importante que merece ser sempre lembrado e reverenciado. E nada melhor do que comemorar esse aniversário unindo gerações de surfistas em um festival”, diz.

Para participar, os interessados devem comparecer ao Posto 2 na Praia da Pompéia ou entrar em contato pelo telefone (13) 3251-9838. A taxa de inscrição é a doação de duas parafinas.

Escola Radical

A Escola Radical de Surf está localizada no Posto de Salvamento 2 na Praia da Pompéia, funciona de segunda a sexta-feira e oferece aulas gratuitas de manhã e à tarde para pessoas de todas as idades e níveis de experiência.

Está aberta a todos, inclusive visitantes e estrangeiros, que podem usufruir de vivências de um dia: basta comparecer ao local e participar das atividades.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!