Em torneio, alunos do Sesi buscam elevar a autoestima dos idosos

Costa Norte
Publicado em 12/10/2012, às 05h18 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h50

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Vídeos podem ser armazenados em um portal criado para esse objetivo

Os torneios de robótica, organizados pela Liga Lego da First1 (FLL [1] ), tem como objetivo ensinar os conceitos da ciência e da tecnologia de forma lúdica. Os temas para pesquisa são inovados todos os anos e propostos por um comitê internacional de robótica. Este ano, o tema escolhido foi ‘Senior Solution, soluções para a Terceira Idade’. Neste, cada time deverá escolher um parceiro idoso e procurar aprender com ele como ocorre o processo do envelhecimento. E ainda escolher um dos problemas que afetam a Terceira Idade e propor uma solução utilizando as novas tecnologias.

Sesi

Com o título: ‘Qualidade de Vida: Ser útil... Ser feliz...’, seis alunos do 7º ao 9º ano da Escola Sesi de Santos, após pesquisar junto aos idosos que frequentam o espaço do centro de esporte e lazer, e com seus avós ou vizinhos, concluíram que apesar desses dominarem grande variedade de conhecimentos acumulados durante os anos em que estavam na ativa, este não aproveitados pela sociedade, está sendo desperdiçado. E assim, por se sentirem inúteis, há a baixa em sua autoestima levando-os, muitas vezes, à depressão. A ideia dos alunos é criar um meio que permita à sociedade aproveitar esse conhecimento e, ao mesmo tempo, elevar a autoestima daqueles que ainda tem muito a oferecer.

Solução

A solução encontrada pelos alunos foi fazer com que os idosos se tornassem produtores e atores de vídeos instrucionais por meio dos quais seu conhecimento poderia ser repassado aos menos experientes. Esses vídeos poderão ser armazenados em um portal criado para esse objetivo ou ainda exibidos em departamentos de grandes magazines servindo de orientação aos clientes sobre determinados produtos. Os estabelecimentos nesses casos, se tornariam um parceiro dos idosos, ideia já adotada em algumas cidades dos EUA e Europa, segundo Alexandre Kalache, presidente do International Longevity Center do Brasil.

Times

Das 153 escolas do Sesi no Estado de SP, apenas 40 apresentarão os seus projetos de pesquisa na ‘Olimpíada do Conhecimento do Senai’, no Anhembi, na capital, nos dias 13, 14 e 15 de novembro. E entre estas está a Escola Sesi de Santos. Nesses dias, os times também serão avaliados pelo trabalho em equipe, projeto do robô e realização das missões, concorrendo a uma vaga para a etapa estadual. O evento é aberto ao público e conta com presença estimada de 300 mil visitantes.

Alunos:

Daniel Sousa

Francyelle Moraes

Mirella Ornelas

Robertha Pires

Leonam Andrade

Pablo Pombal

Técnico:

Djalma P. Barbosa (Analista de Suporte em Informática)

Mentora:

Flávia Bertaioli (Auxiliar docente)

[1] Sigla em inglês: FIRST LEGO League.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!