DESESPERO

Em surto, mulher sobe nua no telhado e ameaça queimar a própria casa em Santos

Vizinho afirma que mulher é idosa, está em situação de abandono e piorou após visita médica: “Situação triste e perigosa”. Prefeitura de Santos informou que não pode removê-la à força e que GCM avisou Polícia Militar

Da redação
Publicado em 01/04/2023, às 09h43 - Atualizado em 03/04/2023, às 14h21

FacebookTwitterWhatsApp
Quintal da casa da idosa, em Santos. Segundo vizinho, surtos da mulher preocupam comunidade Em surto, mulher sobe nua no telhado e ameaça queimar a própria casa em Santos Quintal desordenado
Quintal da casa da idosa, em Santos. Segundo vizinho, surtos da mulher preocupam comunidade Em surto, mulher sobe nua no telhado e ameaça queimar a própria casa em Santos Quintal desordenado

Um morador de Santos, no litoral de SP, disse, nesta sexta (31), que uma idosa em surto psiquiátrico vem causando medo e apreensão entre vizinhos no Caruara, um bairro da área continental de Santos, na divisa com Bertioga.

“Quero relatar uma situação extremamente delicada e perigosa que está acontecendo. Uma senhora está em surto psiquiátrico. [Ela] está em situação de abandono e [colocando] em risco a vida dela e dos vizinhos”, alegou o morador, que não quis se identificar.

Segundo ele, uma equipe médica de uma policlínica da região esteve na residência da mulher e a medicou. Depois disso, no entanto, o morador alega que a vizinha passou a ter crises nervosas mais intensas. “Agora ela está pior do que estava, quebrando a casa, ameaçando colocar fogo. Ela subiu no telhado nua, jogando várias taças na rua e na casa dos vizinhos”.

Longe dos cartões postais de Santos, o bairro Caruara fica na parte continental da cidade, rodeado por áreas de mata atlântica, a mais de 50 km da região central.  

Vista aérea do bairro Caruara, na parte continental a mais de 50km da região central de Santos Caruara - Em surto, mulher sobe nua no telhado e ameaça queimar a própria casa em Santos Vista aérea de bairro rural em Santos (Imagem: Divulgação / Anderson Bianchi / Prefeitura de Santos)

Segundo o morador, a equipe médica que esteve na casa da aposentada teria dito que ela seria encaminhada para um hospital na cidade, mas a idosa lá permanece acometida por crises. “A polícia e a guarda municipal foram acionadas”, acrescentou ele, “porém se recusam a prestar serviços na situação dessa senhora”.

Questionada, a gestão municipal de Santos disse que não pode remover a mulher da casa para atendimento médico sem o consentimento dela ou de um familiar e informou que a Guarda Civil Municipal avisou a Polícia Militar.

“Não é possível fazer a remoção à força. O transporte desta paciente a uma unidade de pronto atendimento só é possível com a concordância de familiar ou da própria paciente. A Guarda Civil Municipal repassou solicitação destinada à Polícia Militar sobre a ocorrência”, explicou o órgão.

O Samu da cidade não foi acionado, acrescentou a prefeitura. O morador disse que vizinhos buscam acionar algum serviço social de acolhimento a idosos vulneráveis. “Estamos tentando relatar essa situação triste e perigosa”, explicou. A reportagem ainda não conseguiu identificar a mulher e segue acompanhando o caso.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!