FENOMENO NATURAL

Em Santos, praia amanhece com espuma marrom e densa entre Canal 3 e Embaré

Especialistas apontam ligação com algas ou dejetos. Balneabilidade não foi afetada segundo relatório da Cestesb

Antonio Pereira
Publicado em 06/02/2021, às 11h50 - Atualizado às 11h56

FacebookTwitterWhatsApp
Relatório da Cetesb aponta qualidade própria para o banho - Divulgação
Relatório da Cetesb aponta qualidade própria para o banho - Divulgação

Uma estranha espuma marrom e densa intriga quem passou pela Praia de Santos, SP, entre o Canal 3 e a Igreja do Embaré, da noite de sexta-feira à manhã de sábado, 5 e 6. O fenômeno acontece em meio a uma forte ressaca, que traz ondas com mais de um metro na costa das regiões sul e sudeste e, segundo especialistas, pode ter ligação com a decomposição de algas ou despejo de esgoto. A balneabilidade do trecho não foi afetada segundo o relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, o que praticamente anula a segunda opção.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteInforma 📲 Informe-se, denuncie! 🔵

“Tentei uma caminhada na beira da praia, mas estranhei demais essa espuma trazida pelo mar... alguém sabe do que se trata?”, questionou uma moradora.

A resposta vem do blog Olhar Oceanógrafo, criado em 2016 pelo professor de oceanografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ David Zee. Ele explica que fenômenos como esse acontecem até com certa frequência no litoral brasileiro por conta da floração e decomposição de algas associadas com areia, o que pode ser potencializado por ressacas. Outros especialistas também tratam o tema com naturalidade.

“Essa gordura natural proveniente dos animais e vegetais marinhos em geral não é nociva. A agitação do mar provocada pelas ondas faz a separação da gordura através da flotação e origina a espuma”, complementou

Existe também uma vertente que liga esse tipo de espuma ao despejo de esgoto, o que segundo Zee causaria a diminuição do oxigênio dissolvido no mar. Esta hipótese, no entanto, é praticamente descartada pelo Mapa de Qualidade das Praias apresentado pela Cetesb.

Bandeira verde

Para este final de semana seis dos sete trechos observados pela Cetesb apresentam bandeira verde, a única bandeira vermelha está no bairro José Menino, na divisa com São Vicente,  a cerca de 3,5km da espuma.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!