ALERTA SAÚDE

Em Santos, ação na praia busca identificar câncer labial entre ambulantes

Devido à exposição solar constante, os ambulantes estão entre os grupos mais vulneráveis ao desenvolvimento do câncer labial; profissionais da saúde percorrerão a praia desde o Novo Quebra-Mar até a Ponta da Praia

Da redação
Publicado em 26/05/2023, às 15h55 - Atualizado às 16h41

FacebookTwitterWhatsApp
O câncer labial, quando diagnosticado em estágios iniciais, pode ser considerado curável Cancer Labial - Foto: Shutterstock
O câncer labial, quando diagnosticado em estágios iniciais, pode ser considerado curável Cancer Labial - Foto: Shutterstock

Uma equipe de 40 cirurgiões-dentistas percorrerá as praias de Santos neste sábado (27) em uma Campanha de Prevenção ao Câncer Labial voltada para os ambulantes que atuam na faixa de areia do município.

A iniciativa tem como objetivo identificar possíveis lesões labiais nos ambulantes, que estão entre os grupos mais vulneráveis ao desenvolvimento deste tipo de câncer devido à exposição solar constante.

O câncer labial, quando diagnosticado tardiamente, pode resultar em tratamentos mutilantes e apenas paliativos, além de gerar altos custos para as unidades hospitalares e planos de assistência médico-odontológica. No entanto, se diagnosticado em estágios iniciais, pode ser considerado curável.

Segundo informou a prefeitura de Santos, os profissionais de Saúde Bucal percorrerão a praia desde o Novo Quebra-Mar, no José Menino, até o Aquário Municipal, na Ponta da Praia. 

Eles abordarão os ambulantes, distribuindo materiais explicativos com cuidados de prevenção e proteção, e farão uma avaliação das condições labiais dos trabalhadores.

Uma unidade móvel estará disponível no canal 3 com a praia, onde os ambulantes que apresentarem lesões labiais poderão fazer exames de diagnóstico e iniciar o tratamento imediatamente ou ser encaminhados para avaliação ulterior.

Em ações semelhantes realizadas anteriormente nas praias de Santos e Guarujá, foram identificadas várias lesões labiais em ambulantes. Neste ano, a campanha foi aprimorada com a disponibilização de um veículo para atender as pessoas que apresentarem alguma lesão suspeita e estejam distantes da unidade móvel.

O periodontista Caio Roman-Torres, que atua no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que o ressecamento dos lábios seguido pelo surgimento de feridas é um dos primeiros sintomas do câncer labial. 

Ele destaca também que o uso de álcool e tabaco contribui para o desenvolvimento desta doença, que é mais prevalente em pessoas acima de 40 anos e do sexo masculino.

Ainda de acordo com a administração municipal, a Campanha de Prevenção ao Câncer Labial é uma realização da Universidade Santo Amaro e conta com o apoio de diversas entidades, incluindo a prefeitura de Santos, o Conselho Regional de Odontologia-SP (Crosp), a Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD) e a Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD). 

A iniciativa também está alinhada ao item 3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que trata de saúde e bem-estar.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!