MEIO AMBIENTE

Em poucas horas, voluntários recolhem 1.400 bitucas de cigarros nas praias de Santos (SP)

Ação de proteção dos oceanos foi promovida pela prefeitura em conjunto com institutos de proteção ao meio ambiente

Da redação
Publicado em 01/08/2022, às 10h26 - Atualizado às 11h36

FacebookTwitterWhatsApp
Voluntários recolhendo microlixo nas praias de Santos capa - Em poucas horas, voluntários recolhem 1.400 bitucas de cigarros nas praias de Santos (SP) - Imagem: Divulgação / Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos
Voluntários recolhendo microlixo nas praias de Santos capa - Em poucas horas, voluntários recolhem 1.400 bitucas de cigarros nas praias de Santos (SP) - Imagem: Divulgação / Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos

Uma ação ambiental realizada na manhã do último sábado (30) recolheu 112 quilos de lixo das praias de Santos, no litoral de SP. “O volume foi considerado bastante expressivo, por se tratar de material leve, no qual predominaram plásticos e isopor”, disse a prefeitura de Santos.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

Entre os resíduos recolhidos das 8h às 12h estavam 1.400 bitucas de cigarros. Dias antes, outra ação de limpeza durante uma maré baixa na Ponta da Praia recolheu 15 pneus, inclusive de trator.

Muitos dos penus estavam enterrados na areia, o que exigiu esforço manual para levantá-los Até pneu de trator é encontrado durante maré baixa em Santos Equipe retira pneus em faixa de areia exposta pela maré baixa na Ponta da Praia, em Santos (Prefeitura de Santos)

A atividade contou com 50 voluntários e foi concentrada na faixa arenosa entre a Ponta da Praia e a Praia de Aparecida, e da balsa até o costão de pedras. Condições climáticas adversas impediram que a limpeza fosse realizada também no mar.   

Segundo a prefeitura, a ação de proteção dos oceanos foi promovida pela pasta municipal de Meio Ambiente em conjunto com a Parley for the Oceans, os institutos Mar Azul e Gremar, os projetos Albatroz e Mantas do Brasil e o Coletivo Jovem Albatroz.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Desde 2013, somente o Instituto Mar Azul já coletou 650 mil fragmentos de resíduos na praia, 280 mil dos quais bitucas de cigarro e 250 mil de plásticos diversos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!