O presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de SP) Renato Barco e o diretor de Administração e Finanças Alencar Costa, realizaram terça-feira (02), visita técnica às obras de implantação do terminal da Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários), que iniciará operações no início de 2013. A visita foi recepcionada por Ernst Schulze, presidente do terminal, e Luis Turbides, diretor de Operações. Inicialmente, ocorreu apresentação sobre o atual estágio da obra, que agregará ao Porto de Santos a capacidade de operação de 1,2 milhão teu e 2 bilhões de litros de granéis líquidos. A seguir, o grupo percorreu as instalações, verificando, principalmente, a evolução dos serviços da chamada fase 1, com área total de 530 mil m², 650m de cais, tancagem para 60 mil m³ e 207 mil m² de retroárea para cargas em geral.
Empreendimento está localizado na margem esquerda do Porto de SantosImportância O diretor presidente da Codesp destacou a importância da entrada em operação do terminal no momento em que Santos praticamente se encontra no limite da oferta para operação com contêineres e líquidos. Com novos terminais operando a partir deste ano, a capacidade de atendimento mais que duplica.
Embraport Localizada na margem esquerda do Porto de Santos, a Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) é um empreendimento da Odebrecht TransPort, DP World e Coimex para a construção e operação de um terminal portuário privativo de uso misto. As operações começam no início de 2013 e a 1ª fase do projeto será concluída em outubro do mesmo ano, quando a extensão para atracação de navios chegará a 650m e a retroárea, a 207 mil m², atingindo a capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão teu e de 2 bilhões de litros de granéis líquidos.
Capacidade e custo O projeto final contempla um total de 848,5 mil m², 1,1 mil metros de cais e 2 píeres, 60 mil m³ de tancagem, 342 mil m² de retroárea para armazenagem e capacidades de movimentação de 2 milhões teu e 2 bilhões de líquidos a granel. Desde sua concepção, o projeto tem a sustentabilidade como um dos seus pilares. Segundo a Embraport, já foram investidos cerca de R$ 12 milhões em programas sociais e ambientais que fazem parte das condicionantes do seu licenciamento. O terminal foi considerado pelo BID (Banco Interamericano de desenvolvimento) como destaque em sustentabilidade.
1ª fase do projeto será concluída em outubro do ano que vem
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