PROBLEMAS CORRIQUEIROS

De novo! Energia cai, elevador trava e nove pessoas ficam presas em Santos

Em três meses, nova passarela de Santos voltou a apresentar problemas técnicos e Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar os usuários que passaram cerca de 40 minutos presos

Da redação
Publicado em 10/03/2023, às 10h17 - Atualizado às 11h31

FacebookTwitterWhatsApp
Nova passarela de Santos voltou a apresentar problemas técnicos após queda de energia Pasarela Santos Guarujá - Reprodução
Nova passarela de Santos voltou a apresentar problemas técnicos após queda de energia Pasarela Santos Guarujá - Reprodução

A polêmica da nova passarela de Santos utilizada para embarque e desembarque de milhares de pedestres nas lanchas de travessia entre Santos e Guarujá ganhou mais um capítulo. Desta vez o projeto que tem como objetivo eliminar o conflito entre pedestres, ferrovias e trânsito, apresentou problemas no elevador e nove pessoas ficaram presas por quase uma hora.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

A passarela que serve a mais de 20 mil pessoas por dia apresentou problemas técnicos por volta das 18h de ontem (9), segundo informou a autoridade portuária, Santos Port Authority (SPA): o problema ocorreu devido a uma queda de energia.

Em vídeos os quais a reportagem do Portal Costa Norte teve acesso mostra que nove pessoas ficaram presas no elevador da travessia de barcas. O transtorno gerou revolta entre os usuários que declararam que o problema é corriqueiro.

“É inadmissível uma passarela daquela, onde circulam milhares de pessoas diariamente, não ter um responsável ali para esse tipo de ocorrência! Ligamos (eu e várias outras pessoas) para os bombeiros; demoraram mais de 40 minutos para chegar, e teve vezes que eles desligavam o telefone na maior cara de pau”, desabafou um usuário da plataforma.

“A Passarela recém-construída/inaugurada, já apresenta desgaste; falta de acessibilidade. Os trabalhadores têm que carregar suas bicicletas nas costas para subir/descer as escadarias íngremes. Os elevadores sempre apresentam problemas técnicos, além de serem insuficientes para atender a acessibilidade. Os problemas podem ser resolvidos, basta um maior empenho dos responsáveis pelo projeto”, disse outro usuário.

Veja o vídeo

O que dizem os responsáveis

De acordo com a SPA, o Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar a retirar os passageiros do elevador de forma segura. A ação foi realizada junto com a empresa responsável pelo equipamento. Todas as pessoas foram socorridas e ninguém passou mal. A SPA informou, ainda, que a corporação retirou os passageiros do local, e que o elevador passa por manutenção emergencial.

Problemas corriqueiros

Há dez dias, uma rachadura surgiu na placa de granito das escadarias da passarela e assustou os usuários da plataforma  inaugurada em janeiro. Além do caso das rachaduras, mulheres relataram desconforto em relação aos vãos entre os degraus da escadaria, pois já flagraram “pessoas mal-intencionadas” posicionadas embaixo da escadaria as observando.

Rachadura surge na passarela de Santos e revolta usuárisos Passarela Santos (Imagens: @malta.drone)

Em nota enviada à imprensa, a Rumo - empresa responsável pela manutenção da passarela - afirmou que realizou uma vistoria técnica com o intuito de solucionar os problemas apontados.

"Não existe qualquer risco na utilização das escadas, apesar da ocorrência de rachaduras superficiais em algumas placas de granito, dado que estas não possuem função estrutural”, disse a Rumo.

Antes da rachadura, o problema com o elevador da passarela já havia apresentado problemas um dia após inauguração , quando cerca de seis pessoas ficaram presas, e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para liberar os usuários. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!