PERIGO IMINENTE

Crianças perdidas na praia: Santos soma 4 casos em um mês e faz alerta

Somente no primeiro mês de 2022 quatro crianças foram localizadas por agentes de segurança após se perderem de seus pais em nas praias

Da redação
Publicado em 01/02/2022, às 14h54 - Atualizado às 15h49

FacebookTwitterWhatsApp
Crianças perdidas na praia: Santos soma 4 casos em um mês e faz alerta Crianças desaparecidas em praia de Santos - Arquivo / Anderson Bianchi / PMS
Crianças perdidas na praia: Santos soma 4 casos em um mês e faz alerta Crianças desaparecidas em praia de Santos - Arquivo / Anderson Bianchi / PMS

Verão, sol e alta temporada: um “prato cheio” para turistas, veraneios e moradores locais curtirem as praias da região litorânea. Nesse período, milhares de pessoas aproveitam o tempo quente para se refrescar e curtir os quase oito quilômetros de orla de Santos, no litoral de São Paulo.

Porém, um dia de lazer e descanso pode se transformar em momentos de tensão quando uma criança se perde dos seus responsáveis. Somente neste ano, a GCM de Santos já localizou quatro crianças perdidas na praia e entregou aos seus responsáveis. Em 2021, foram oito atendimentos.

O inspetor da corporação, Marcelo Messias de Oliveira, alerta os pais para a necessidade de os pequenos nunca saírem de vista no momento de lazer.

"Elas não devem ficar sozinhas em locais abertos como a praia, pois para elas tudo é uniforme, os guarda-sóis, o jardim ou as barracas, por exemplo, são todos iguais. Elas não percebem detalhes que auxiliam na localização”, disse.

Ele reforça que a prevenção é sempre o melhor caminho. “Ao chegarem ao local, os responsáveis precisam combinar um ponto de encontro e um de referência, como um posto de salvamento ou os canais da orla”.

Outra dica é usar as pulseiras de identificação. Além de serem vendidas pela internet, alguns postos de salvamento e projetos sociais disponibilizam o material. “Além dos dados pessoais, o número de telefone é fundamental para que o contato possa ser feito com o responsável”, explicou.

Crianças perdidas na praia: Santos soma 4 casos em um mês e faz alerta Crianças desaparecidas em praia de Santos (Arquivo / Anderson Bianchi / PMS)

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortesonoticias2 📲

Como agir

Caso a criança se perca, a orientação é que os responsáveis procurem os órgãos oficiais como a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. “Uma ação que os pais têm feito e que vem dando resultados é bater palmas, chamando a atenção de todas as pessoas. Se a criança já tiver sido orientada a fazer o mesmo, melhor ainda”, completou.

Perigo iminente

Se perder uma criança na faixa de areia já é algo perigoso, a falta de atenção com os pequenos no mar é mais perigosa ainda. O grupamento de bombeiros Marítimo (GBMar) orienta quanto aos cuidados que os pais e responsáveis devem ter ao levar as crianças a praia.

Há uma semana, o GBMar divulgou a intervenção de um possível afogamento em uma praia de São Vicente, cidade vizinha a Santos. No vídeo é possível ver uma criança sozinha no mar e indo para uma área de risco.

Segundo os guarda-vidas, a criança foi arrastada para o fundo e se não fosse a intervenção dos militares que passaram no exato momento o final seria trágico. Veja o vídeo abaixo.  

O Corpo de Bombeiros enfatiza sobre os cuidados da segurança dos pequenos, mantendo-os ao alcance de suas mãos: jamais deixe uma criança a mais de um braço de distância, "ficar de olho na criança" estando distante não garante a segurança dela, o afogamento pode acontecer muito rápido. Além de orientá-las quanto aos perigos emitentes.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!