A Codesp (Cia. Docas do Estado de SP) deflagrou, nesta sexta-feira (02), processo licitatório para execução das obras de construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos. Com investimento da SEP (Secretaria de Portos), por meio do PAC-Copa (Programa de Aceleração do Crescimento), a obra irá agregar maior estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a realização do maior evento esportivo, a Copa de 2014. Com a execução de 1.320m de cais, entre os armazéns 23 e 29, o Porto de Santos oferecerá a possibilidade de atracar até 6 navios de passageiros na região de Outeirinhos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade. “Trata-se de uma obra marcante, um grande empreendimento que se soma aos demais e contribui decisivamente para o desenvolvimento do Porto, principalmente no setor de atendimento a passageiros, devendo, em médio prazo, colocar Santos, pelo menos, entre os 5 maiores portos em movimentação de passageiros no mundo”, destacou José Roberto Serra, presidente da Codesp.
Perfil diferenciado Santos tem um perfil diferenciado, no segmento de cruzeiros marítimos, pois registra fluxo de 90% de passageiros em embarque e desembarque, o que gera uma forte demanda de infraestrutura pelo significativo trânsito de bagagens e passageiros. A situação torna-se ainda mais complexa quando navios atracam em cais a até 1,5 km do terminal onde ocorrem os registros de embarque ou desembarque e todo o processo de transferência da bagagem, causando significativo impacto na operação rodo-ferroviária do Porto e desconforto para os passageiros.
Aumento de passageiros Na última temporada, o Porto registrou total de 1,1 milhão de passageiros em 284 escalas, atingindo taxa média de crescimento de 30% por temporada, gerando receita total de cerca de R$ 230 milhões. Com a obra concluída, possibilita-se o crescimento da oferta para até 2,5 milhões de passageiros por temporada.
Profundidades Com o alinhamento do cais, as profundidades passam do mínimo de 4,5m no trecho da Marinha do Brasil e, de 7,5m no cais do Terminal de Passageiros para 15m, permitindo a atracação dos maiores navios que chegam a Santos. O ganho estende-se para o atendimento na operação de cargas, com destaque para carga geral e carga de projeto, além de melhores instalações para acomodar navios da Marinha.
Audiência pública A Codesp realizará dia 26 próximo, uma audiência pública sobre a futura licitação do projeto executivo das obras de reforço e restauração dos cais entre o Paquetá (armazém 12A) e Outeirinhos (armazém 23). A sessão ocorre a partir das 10h, no auditório do edifício-sede da empresa, que fica na av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº, com acesso pelo Portão 23 do Porto de Santos.
Obra: 1320m de cais que demandarão cravação de 682 estacas, cerca de 85% em leito rochoso, com comprimentos em média de 30 a 40m
Serviços: divididos em 2 fases com um total de 7 trechos
Início: Após licitação, na modalidade de concorrência pública pelo menor preço oferecido
Prazo: 26 meses
Entrega 1ª fase: do cais da Marinha ao T-Grão, em abril de 2013
Entrega 2ª fase: do T-Grão ao Concais, em dezembro de 2013
EIA-Rima: dispensado pelo empreendimento ser classificado como de baixo impacto
Empregos a serem gerados: cerca de 600 diretos
Avaliação de todo o empreendimento: R$ 325 milhões
Benefício: Com a execução dos trabalhos, o Porto de Santos oferecerá a possibilidade de atracar até 6 navios de passageiros na região de Outeirinhos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade.
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