Procedentes da Escócia, Portugal e Itália, os bondinhos de Santos conquistaram o selo ‘Travellers Choice 2021' e garantem à cidade o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina
A Linha Turística do Bonde oferece uma verdadeira viagem no tempo. São cerca de 40 pontos de interesse histórico e cultural. Com saída da Estação do Valongo - prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem o Centro Histórico, em roteiro monitorado por guia de turismo.
São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem à Santos (SP) o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na cidade.
A linha turística do bonde, uma das atrações mais amadas de Santos, também é uma ‘queridinha’ dos frequentadores da maior plataforma de viagens do mundo, o TripAdvisor.
O passeio com os elétricos conquistou o selo ‘Travellers Choice 2021 - Best of the best’ (escolha dos viajantes - melhores entre os melhores) da plataforma, o que significa que está entre os 10% das atrações mais bem avaliadas no mundo.
Você já conhece todos os bondes que circulam pela cidade? Nós, do Portal Costa Norte, separamos os 8 bondes que são sucesso no turismo do litoral paulista.
Construído em 1911, o bonde 32 é o mais antigo elétrico em circulação no país. De procedência escocesa, tem anúncios por fora e estribo duplo, que, no século passado, facilitava o acesso de mulheres com saia e vestido.
Os nove bancos e as escadas são originais, e o banco do motorneiro, todo trabalhado, foi restaurado após pesquisas em fotos antigas. O veículo tem capacidade para 45 passageiros e inaugurou a Linha Turística em 23/09/2000.
De mecânica original escocesa, o ‘bonde camarão’, de número 40, é de 1911. Confeccionado em cabreúva, madeira em extinção, e vidro martelado, foi projetado nos anos 1950 e sua carroceria, modernizada.
Tem capacidade para 28 passageiros e recebeu reproduções de propagandas que existiam quando os elétricos circularam em Santos. Idêntico aos que rodaram na cidade até a década de 1970, esse bonde pode alcançar 50km por hora.
O nome ‘camarão’ decorre da carroceria fechada e da cor original, vermelha. Começou a circular na Linha Turística em 26 de janeiro de 2002 e, em julho de 2011, foi transformado no Bonde Baleia, em homenagem à conquista do tricampeonato da Copa Libertadores pelo Santos Futebol Clube – a parte interna recebeu imagens que relembram os títulos de 1962, 1963 e 2011.
O elétrico voltou a circular em setembro de 2013 com a pintura prata e vermelho, original, e desde 11 de abril de 2017 adquiriu a cor verde atual.
Construído no final dos anos 1920 em Portugal, o bonde 224 começou a circular no Centro Histórico em setembro de 2008. Com interior original e lustres de época, acomoda 23 passageiros.
Em 15 de junho de 2014, marcando a inauguração do Museu Pelé, ele passou a circular como Bonde Pelé, com adesivagem em alusão ao Rei do Futebol.
Em 23 de dezembro de 2015, a homenagem foi modernizada, com grafite artístico de Leandro Shesko – foi o primeiro bonde elétrico grafitado do país. Dois anos depois, o bonde reassumiu sua cor amarela original.
O elétrico de 1958, doado pela prefeitura de Turim (Itália), circula na cidade desde setembro de 2010. Fabricado pela Fiat e adaptado para Bonde Café em janeiro de 2015, é uma autêntica cafeteria sobre trilhos.
Conta com frigobar, mobiliário especial, ar-condicionado, sistema multimídia e elevador para acesso de cadeirantes. Durante o passeio de 25 minutos, os 22 passageiros recebem informações sobre a influência do comércio do café no desenvolvimento de Santos e saboreiam a bebida, preparada com grãos selecionados pelo Museu do Café.
Com decoração interna inspirada na arte concreta, que remete aos anos 1930 e 1950, quando foi construído e reformado, o Bonde Arte, com 36 lugares, é o maior em circulação na cidade.
Montado sobre uma plataforma articulada, tem 20m de comprimento; cozinha com micro-ondas, forno elétrico e cooktop; ar-condicionado; banheiro e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O interior é inspirado na obra Plano em Superfície Modulada nº 5 (1957), de Lygia Clark. O veículo foi doado em 2009 pela Prefeitura de Turim (Itália).
Construído em 1953 e doado pela cidade de Nagasaki (Japão), onde circulou durante 60 anos, o bonde de prefixo 206 chegou a Santos em 2016, após 42 dias de viagem em navio.
Décimo terceiro integrante da frota santista, o veículo, com capacidade para 28 passageiros sentados, exerceu importante papel na mobilidade da população de Nagasaki após a bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial.
O bonde foi inaugurado em 5 de outubro de 2019, após três anos de restauro e adaptações, trabalhos que incluíram técnicas de construção, cultura, costumes e resgate da comunicação original.
No interior do veículo, há placas com informações sobre o período em que o veículo rodava em Nagasaki. No final de dezembro de 2019, o bonde passou a oferecer aos passageiros degustação de café tipo exportação.
Doado pela cidade de Votorantim (SP), o reboque 38 é o segundo – e o maior – em circulação na cidade. Com capacidade para 42 passageiros, entrou em operação em janeiro de 2016.
Trata-se, na verdade, de adaptação do antigo bonde aberto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, exposto em Campos do Jordão (SP).
Um antigo bonde de tração animal, de 1871, foi adaptado para funcionar como reboque. Com 24 lugares, desde novembro de 2000 está incorporado à Linha Turística do Bonde.
Público-alvo: escolas, ONGs, agências de turismo receptivo, entidades e grupos de 11 a 45 integrantes.
Dias e horários disponíveis: de terça a sexta das 10h às 16h e sábados das 10h às 15h, sempre com saídas a cada hora.
Período disponível: de 17 de agosto a 30 de novembro de 2021. Obs: As reservas devem ser feitas com antecedência (no mínimo sete dias antes da data do passeio).
Valor: R$ 7,00. Isenção para criança de até 5 anos, desde que no colo, e guias de turismo em monitoria de grupo. Meia para maiores de 60 anos, professores e estudantes. Pagamento somente em dinheiro.
Para agendar, clique aqui, dúvidas podem ser enviadas a secretaria de turismo por meio do email: [email protected]
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