PASSEIO DE BONDINHO

Conheça os 8 bondinhos de Santos e mate a curiosidade

Procedentes da Escócia, Portugal e Itália, os bondinhos de Santos conquistaram o selo ‘Travellers Choice 2021' e garantem à cidade o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina

Da redação
Publicado em 27/08/2021, às 15h30 - Atualizado em 11/11/2021, às 16h48

FacebookTwitterWhatsApp
Bonde fechado nº 40 Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades - Foto: Ronaldo Andrade
Bonde fechado nº 40 Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades - Foto: Ronaldo Andrade

A Linha Turística do Bonde oferece uma verdadeira viagem no tempo. São cerca de 40 pontos de interesse histórico e cultural. Com saída da Estação do Valongo - prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem o Centro Histórico, em roteiro monitorado por guia de turismo.

São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem à Santos (SP) o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na cidade.

A linha turística do bonde, uma das atrações mais amadas de Santos, também é uma ‘queridinha’ dos frequentadores da maior plataforma de viagens do mundo, o TripAdvisor.

O passeio com os elétricos conquistou o selo ‘Travellers Choice 2021 - Best of the best’ (escolha dos viajantes - melhores entre os melhores) da plataforma, o que significa que está entre os 10% das atrações mais bem avaliadas no mundo.

Você já conhece todos os bondes que circulam pela cidade? Nós, do Portal Costa Norte, separamos os 8 bondes que são sucesso no turismo do litoral paulista.

Bonde aberto 32

Bonde aberto 32 Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades (Foto: Anderson Bianchi)

Construído em 1911, o bonde 32 é o mais antigo elétrico em circulação no país. De procedência escocesa, tem anúncios por fora e estribo duplo, que, no século passado, facilitava o acesso de mulheres com saia e vestido.

Os nove bancos e as escadas são originais, e o banco do motorneiro, todo trabalhado, foi restaurado após pesquisas em fotos antigas. O veículo tem capacidade para 45 passageiros e inaugurou a Linha Turística em 23/09/2000.

Bonde fechado nº 40

Bonde fechado nº 40 Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades (Foto: Ronaldo Andrade)

De mecânica original escocesa, o ‘bonde camarão’, de número 40, é de 1911. Confeccionado em cabreúva, madeira em extinção, e vidro martelado, foi projetado nos anos 1950 e sua carroceria, modernizada.

Tem capacidade para 28 passageiros e recebeu reproduções de propagandas que existiam quando os elétricos circularam em Santos. Idêntico aos que rodaram na cidade até a década de 1970, esse bonde pode alcançar 50km por hora.

O nome ‘camarão’ decorre da carroceria fechada e da cor original, vermelha. Começou a circular na Linha Turística em 26 de janeiro de 2002 e, em julho de 2011, foi transformado no Bonde Baleia, em homenagem à conquista do tricampeonato da Copa Libertadores pelo Santos Futebol Clube – a parte interna recebeu imagens que relembram os títulos de 1962, 1963 e 2011.

O elétrico voltou a circular em setembro de 2013 com a pintura prata e vermelho, original, e desde 11 de abril de 2017 adquiriu a cor verde atual.   

Bonde Português 224

Bonde Português 224 Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades (Foto: Francisco Arrais)

Construído no final dos anos 1920 em Portugal, o bonde 224 começou a circular no Centro Histórico em setembro de 2008. Com interior original e lustres de época, acomoda 23 passageiros.

Em 15 de junho de 2014, marcando a inauguração do Museu Pelé, ele passou a circular como Bonde Pelé, com adesivagem em alusão ao Rei do Futebol.

Em 23 de dezembro de 2015, a homenagem foi modernizada, com grafite artístico de Leandro Shesko – foi o primeiro bonde elétrico grafitado do país. Dois anos depois, o bonde reassumiu sua cor amarela original.

Bonde Café

Bonde Café Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades (Foto: Isabela Carrari)

O elétrico de 1958, doado pela prefeitura de Turim (Itália), circula na cidade desde setembro de 2010. Fabricado pela Fiat e adaptado para Bonde Café em janeiro de 2015, é uma autêntica cafeteria sobre trilhos.

Conta com frigobar, mobiliário especial, ar-condicionado, sistema multimídia e elevador para acesso de cadeirantes. Durante o passeio de 25 minutos, os 22 passageiros recebem informações sobre a influência do comércio do café no desenvolvimento de Santos e saboreiam a bebida, preparada com grãos selecionados pelo Museu do Café. 

Bonde Arte

Bonde Arte Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades (Foto: Raimundo Rosa)

Com decoração interna inspirada na arte concreta, que remete aos anos 1930 e 1950, quando foi construído e reformado, o Bonde Arte, com 36 lugares, é o maior em circulação na cidade.

Montado sobre uma plataforma articulada, tem 20m de comprimento; cozinha com micro-ondas, forno elétrico e cooktop; ar-condicionado; banheiro e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O interior é inspirado na obra Plano em Superfície Modulada nº 5 (1957), de Lygia Clark. O veículo foi doado em 2009 pela Prefeitura de Turim (Itália).

Bonde japonês

Bonde japonês Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades (Foto: Rogério Bomfim)

Construído em 1953 e doado pela cidade de Nagasaki (Japão), onde circulou durante 60 anos, o bonde de prefixo 206 chegou a Santos em 2016, após 42 dias de viagem em navio.

Décimo terceiro integrante da frota santista, o veículo, com capacidade para 28 passageiros sentados, exerceu importante papel na mobilidade da população de Nagasaki após a bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial.

O bonde foi inaugurado em 5 de outubro de 2019, após três anos de restauro e adaptações, trabalhos que incluíram técnicas de construção, cultura, costumes e resgate da comunicação original.

No interior do veículo, há placas com informações sobre o período em que o veículo rodava em Nagasaki. No final de dezembro de 2019, o bonde passou a oferecer aos passageiros degustação de café tipo exportação.

Reboque 38 (grande)

Reboque 38 (grande) Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades (Foto: Francisco Arrais)

Doado pela cidade de Votorantim (SP), o reboque 38 é o segundo – e o maior – em circulação na cidade. Com capacidade para 42 passageiros, entrou em operação em janeiro de 2016.

Trata-se, na verdade, de adaptação do antigo bonde aberto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, exposto em Campos do Jordão (SP).

Reboque pequeno

Reboque pequeno Confira os 8 bondes de Santos e suas peculiaridades (Foto: Marcelo Martins)

Um antigo bonde de tração animal, de 1871, foi adaptado para funcionar como reboque. Com 24 lugares, desde novembro de 2000 está incorporado à Linha Turística do Bonde.

Agendamento

Público-alvo: escolas, ONGs, agências de turismo receptivo, entidades e grupos de 11 a 45 integrantes.

Dias e horários disponíveis: de terça a sexta das 10h às 16h e sábados das 10h às 15h, sempre com saídas a cada hora.

Período disponível: de 17 de agosto a 30 de novembro de 2021. Obs: As reservas devem ser feitas com antecedência (no mínimo sete dias antes da data do passeio).

Valor: R$ 7,00. Isenção para criança de até 5 anos, desde que no colo, e guias de turismo em monitoria de grupo. Meia para maiores de 60 anos, professores e estudantes. Pagamento somente em dinheiro.

Para agendar, clique aqui, dúvidas podem ser enviadas a secretaria de turismo por meio do email: [email protected]

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!