A INTERESSANTE VIDA MARINHA

Conheça as salpas, 'gotas do mar' que invadiram a Praia da Aparecida em Santos

Munícipe fez registro de animal marinho e publicou fotos nas redes sociais. Embora sejam parecidas com águas-vivas, não oferecem risco a banhistas


Da redação
Publicado em 03/12/2021, às 13h12 - Atualizado às 14h44

FacebookTwitterWhatsApp

Internautas confundiram salpas com águas-vivas Conheça as salpas, 'bolhas gelatinosas' que invadiram a Praia da Aparecida em Santos Comentários em página no Facebook - Luciana Sotelo
Internautas confundiram salpas com águas-vivas Conheça as salpas, 'bolhas gelatinosas' que invadiram a Praia da Aparecida em Santos Comentários em página no Facebook - Luciana Sotelo


Animais marinhos em forma de 'bolha d'água' intrigaram banhistas na Praia da Aparecida, em Santos, no litoral paulista. Fotos dos pequenos animais marinhos foram registradas pelo munícipe Wagner Augusto e ganharam as redes sociais na última quinta-feira (2).

Na publicação do Facebook, Wagner disse que 'ficou assustado' com a quantidade dos animais na faixa de areia e no mar. De acordo com informações do portal g1, biólogos informaram que são salpas. Com aspecto gelatinoso e transparente, elas pertencem a um grupo de animais próximos às águas-vivas. No entanto, diferente delas, não oferecem risco a banhistas.

Diversos internautas, sem conhecimento técnico sobre o assunto, comentaram que as 'bolhas' seriam 'miniaturas' de águas-vivas, e que o homem teve sorte de não se queimar. Contudo, ainda segundo biólogos, tratam-se de animais inofensivos para o ser humano.



Internautas confundiram salpas com águas-vivas Conheça as salpas, 'bolhas gelatinosas' que invadiram a Praia da Aparecida em Santos Comentários em página no Facebook (Divulgação/Facebook)

A família salpidae se alimenta de todo o fitoplâncton espalhado pelos oceanos. Além disso, possuem um corpo cilíndrico com duas cavidades. É através dessas cavidades que eles bombardeiam água para dentro e para fora do corpo, conseguindo, assim, se movimentar.

Assexuais e com reprodução rápida, as salpas formam colônias de indivíduos, que ficam enfileiradas. A aparição é muito comum e indica que há bastante produtividade primária na região. Em outras palavras, isso indica que há a presença abundante de vida marinha.

Além disso, embora possam medir milímetros, crescem cerca de 5% por hora e, ao final, podem atingir 10 centímetros de comprimento. Esses organismos fascinam os cientistas por conta de sua composição, forma como se comportam e aspecto peculiar.



As salpas sobrevivem, em média, entre duas semanas e três meses antes de serem comidos por cavalas e atuns, ou cair lentamente no fundo do mar, onde se juntam em grandes quantidades.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!