BANDAS E FANFARRAS

Concurso de bandas e fanfarras atrai grande público no Boqueirão, em Santos

Crianças e jovens resgatam tradição dos desfiles que visão relembrar os tradicionais desfiles realizados na cidade nos anos 70

Da redação
Publicado em 30/07/2023, às 18h53

FacebookTwitterWhatsApp
Concurso de bandas e fanfarras atrai grande público no Boqueirão Bandas e fanfarras de santos - Francisco Arrais
Concurso de bandas e fanfarras atrai grande público no Boqueirão Bandas e fanfarras de santos - Francisco Arrais

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã deste domingo (30), o 6º Concurso de Bandas e Fanfarras, no bairro Boqueirão, em Santos (SP). Ao todo, 20 grupos participaram do tradicional desfile com 16 conjuntos na disputa entre as categorias ‘livre infantil’, ‘percussão sênior’, ‘banda marcial juvenil’ e ‘marcial sênior’ e ‘banda musical sênior.

Os grupos foram avaliados por júri especializado nos quesitos apresentação, aspecto musical, linha de frente, baliza e mor. O concurso visa relembrar os tradicionais desfiles realizados na cidade entre os anos de 1971 e 1991.

Organizado pela Família do Bem e com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o evento foi realizado na avenida Conselheiro Nébias, sentido praia-Centro, no trecho entre a avenida Bartolomeu de Gusmão e a rua Epitácio Pessoa.

Para o organizador, Carlos Augusto Costa, o concurso fortalece os laços sociais e resgata valores culturais disseminados ao longo das últimas décadas. “Hoje vemos dezenas de pessoas participando do concurso e outras centenas acompanhando o desfile. Temos, por exemplo, conjuntos onde filho, pai e avô tocaram juntos. É um evento que já foi abraçado pela população santista e essa sinergia é algo maravilhoso”.

Já a secretária municipal de Educação, Cristina Barletta, salienta que o concurso traz o sentimento de pertencimento. “Nós, da Educação, vemos com imensa alegria todo o engajamento em torno do concurso. Entendemos que a música consolida a construção do saber e ativa o raciocínio lógico. É um ganho gigantesco trabalharmos a música nas nossas escolas e a Prefeitura de Santos fica muito feliz por apoiar esse evento”.

Tradição

Moradora do Morro São Bento, a aposentada Mara Regina Campos era uma das mais animadas entre os que acompanhavam os desfiles. Ao lado dos netos Enzo, Emily, Erick e Eduardo, ela destacou que a música está presente na sua rotina.

“Acompanho os desfiles desde a década de 1970. Já desfilei em outros tempos e hoje trouxe meus netos para acompanhar o desfile. Felizmente a chuva deu uma trégua e pudemos desfrutar de um belo domingo. Meus netos estão adorando”, disse a aposentada, pouco antes da pequena Emily concordar com a avó: “A música e as coreografias são muito legais. Um dia vou querer desfilar também”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!