CHUVAS E ALAGAMENTOS

Comportas de Santos podem ser referência para reduzir enchentes no litoral de SP, avalia deputado

Prefeito de Santos por dois mandatos, Paulo Alexandre Barbosa propõe que sistema de escoamento construído na cidade durante sua gestão também seja construído em outros municípios da Baixada Santista

Da redação
Publicado em 09/03/2023, às 10h59 - Atualizado às 11h29

FacebookTwitterWhatsApp
Deputado em visita a sistema de comportas construído em Santos Comportas de Santos podem ser referência para reduzir enchentes no litoral de SP, avalia deputado Deputado em visita a obras - Imagem: Divulgação / Gabinete Paulo Alexandre Barbosa
Deputado em visita a sistema de comportas construído em Santos Comportas de Santos podem ser referência para reduzir enchentes no litoral de SP, avalia deputado Deputado em visita a obras - Imagem: Divulgação / Gabinete Paulo Alexandre Barbosa

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) quer usar obras iniciadas durante seu mandato como prefeito de Santos como referência para reduzir cheias e alagamentos nas cidades do litoral de São Paulo. Barbosa comandou o executivo santista por dois mandatos, de 2013 a 2021.

O gabinete do deputado anunciou nesta quarta (8) que as obras da primeira estação elevatória na Zona Noroeste santista estão perto de serem finalizadas e “mudarão a vida dos moradores da região da divisa com São Vicente”.

Agora no legislativo federal, o parlamentar quer que o sistema de comportas construído em Santos também seja construído em outras cidades da Baixada Santista que sofrem com alagamentos e enchentes. “Essa é a proposta do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa para melhorar a vida da população que sofre há anos com esse problema”, explicou seu gabinete.

“Essa obra inovadora foi projetada durante a minha gestão como prefeito de Santos e vai servir de referência para ser realizada em outras cidades da Baixada, no estado e até no Brasil para combater as enchentes e alagamentos”, explicou Paulo Alexandre.

Deputado em visita a sistema de comportas construído em Santos Comportas de Santos podem ser referência para reduzir enchentes no litoral de SP, avalia deputado Deputado em visita a obras (Imagem: Divulgação / Gabinete Paulo Alexandre Barbosa)

Segundo ele, o reservatório construído na Estação Elevatória de Canais e Comportas 7 (EECC7) tem capacidade para acumular mais de quatro milhões e trezentos mil litros de água - o equivalente a cerca de três piscinas olímpicas.

Na estação santista, em períodos de chuva forte e maré alta, a água das chuvas escoa para Rio dos Bugres, por gravidade ou com a ajuda das bombas de sucção, afirma o deputado. “A água vai acumular no reservatório e, por meio das três bombas, que tem capacidade de vazão de 2 mil litros de água por segundo cada uma, será levada para o Rio. O fim das enchentes contribui diretamente para a melhoria de vida de milhares de pessoas em Santos e São Vicente”, explica Paulo.

O parlamentar disse que está articulando em Brasília formas de levar verbas para obras do tipo para outras cidades da costa paulista. “Estou trabalhando para trazer recursos do Governo Federal e financiamentos internacionais para viabilizar obras inovadoras, com esse padrão, para todo o litoral”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!