CHUVAS NO LITORAL

Com mais de 500mm, Santos registra o janeiro mais chuvoso desde 2010

Desde a noite de quarta-feira (24), houve 54 ocorrências entre deslizamentos e quedas de árvores na cidade, felizmente sem vítimas

Redação
Publicado em 26/01/2024, às 09h47 - Atualizado às 10h00

FacebookTwitterWhatsApp
Volume de chuva previsto para esta sexta-feira (26) é menor - Prefeitura de Santos
Volume de chuva previsto para esta sexta-feira (26) é menor - Prefeitura de Santos

As chuvas dos últimos três dias em Santos representaram quase 90% da média histórica para todo o mês. Segundo a Defesa Civil do município, o acumulado das últimas 72 horas (até 18h50 da quinta-feira (25) atingiu 293,8mm. O acumulado do mês já está em 511,6mm. Até agora, a cidade registra o janeiro mais chuvoso desde 2010. Os morros estão em estado de atenção.

Desde a noite de quarta-feira (24), houve 54 ocorrências, entre deslizamentos e quedas de árvore, todas sem vítimas. No final da manhã de quinta-feira, houve deslizamento de terra na encosta do morro São Bento, ao lado do Complexo Marina Magalhães, próximo à rodoviária. Também sem vítimas.

Houve, ainda, deslizamento de terra no morro Santa Maria, na comunidade Vila Israel, na qual técnicos da Defesa Civil indicaram a desocupação de casas. As famílias foram orientadas a procurar o Centro de Convivência Santa Maria, para atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Apenas quatro famílias foram ao local, porém nenhuma aceitou abrigamento.

Já no morro do Marapé, onde foi registrada queda de muro que atingiu cinco moradias, na quarta-feira (24), subiu para três o número de famílias acolhidas na Sociedade de Melhoramentos do Marapé, e atendidas pela Seds. Uma mulher com um filho de 8 anos procurou atendimento na tarde de quinta-feira. Outras duas famílias, que tiveram as casas atingidas pelas chuvas, já haviam sido acolhidas na quarta-feira.

Árvores

Árvore caída em Santos
Carlos nogueira/Prefeitura de Santos

Desde a noite de quarta-feira, foram registradas ocorrências de queda de árvores, de blocos rochosos e de muros, em Santos (Marapé, Saboó e José Menino). Nos casos das quedas de árvore/galhos, a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) é acionada para a retirada dos vegetais e limpeza do local. Segundo a administração municipal, o trabalho preventivo de poda dos vegetais contribuiu para reduzir os danos. Das mais de 35 mil árvores existentes na cidade, houve 19 quedas, o que representa 0,05% do total.

Previsão do tempo

A previsão para esta sexta-feira (26) é de continuidade da chuva, mas o volume previsto é menor do que o ocorrido na quarta e na quinta-feira. A probabilidade de ocorrência de chuva de moderada a forte é de 80%, de acordo com dados da Defesa Civil de Santos. No sábado (27) e domingo (28) também haverá chuva em alguns momentos, mas com menor persistência e intensidade, passando a ter melhoria gradual do tempo.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!